Bem vindo ao site Porto Notícias, Segunda-Feira, 26 de Junho de 2017
Notícias
Porto dos Gaúchos
Juara
Tabaporã
Novo Horizonte
Regionais
Estaduais
Brasil
Mundo
Política
Executivo
Legislativo


Se você já precisou da Polícia Militar de Porto dos Gaúchos, como você avalia o atendimento que teve?
Bom
Ruim
Ótimo
Péssimo

 Idéias e Opiniões
     
Outubro Rosa em Porto dos Gaúchos um Toque Pela Vida. Por Marciele Zandonadi

 O mês de outubro está chegando e é marcado pelo evento “Outubro Rosa”, o qual lembra às mulheres, no mundo, sobre a importância para a prevenção do câncer de mama e de colo uterino. A ideia é de trazer mais informações sobre estas enfermidades, seu combate e maneiras de rastreá-la, a partir da realização do exame de mamas e coleta do exame citopatológico e vacinação contra HPV para as adolescentes.


A secretaria municipal de saúde de Porto dos Gaúchos, juntamente com o Hospital do Câncer de Cuiabá, promoveu a realização de exames de mamas e de citopatológicos para as mulheres da zona rural e urbana como rastreio e além de que serão mobilizadas as mulheres que não realizaram seus exames preventivos este ano através das Unidades Básicas de Saúde. 

Outra ação de promoção de saúde e prevenção de câncer de colo uterino foi na ampla divulgação da vacinação contra o HPV para as adolescentes, na qual previne este vírus agressivo e causador de câncer uterino, onde se obteve sucesso na vacinação deste público alvo.

Nos estudos sobre o câncer, observam-se os fatores de risco, ou seja, atitudes ou comportamentos que podem levar ao adoecimento, como por exemplo o tabagismo, o álcool, a alimentação inadequada, a falta de sono e descanso necessários. Estes são fatores que contribuem para o desenvolvimento de doenças, como o câncer. Além disto, pessoas depressivas, tristes, sem motivação tem uma maior probabilidade de adoecer. 

É como se a energia orgânica não fluísse adequadamente pelo organismo. Sim energia. A energia vital, que nos move e que faz as células funcionarem junto com os nutrientes. Ela que faz parte de nossos sentimentos e emoções. 

Evitar adoecer é se tiver cuidado com o corpo, com a alimentação, o descanso da mente e  do organismo a partir do sono, é desfrutar de momentos de lazer , é o olhar frente às adversidades da vida de uma maneira objetiva e buscando soluções dentro de nossas possibilidades e realidade. 

Tudo isto também interfere na saúde do indivíduo. Então, vale refletir e verificar o que se está fazendo para evitar que a doença nos afete. O que é possível fazer para tornar nossa caminhada mais leve. Problemas todos têm, mas como são encarados e realmente solucionados, é a diferença. 

Que o “Rosa” esteja na mente, no coração e nas atitudes de cada mulher portogauchensse. Procure uma unidade de saúde de nosso municipio !!!....

Marciele Zandonadi; Enfermeira e Coordenadora da Atenção Básica de Porto dos Gaúchos-MT

 
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
 Mais Idéias e Opiniões
05/06/2017
27/05/2017
23/05/2017
18/05/2017
14/05/2017
10/05/2017
31/03/2017
25/03/2017
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
Opiniões
Porto dos Gaúchos
Juara
Tabaporâ
Novo Horizonte
Regionais
Estaduais
Brasil
Mundo
Política
Executivo
Legislativo
Copyright © 2017 - Porto Notícias