Bem vindo ao site Porto Notícias, Terça-Feira, 27 de Junho de 2017
Notícias
Porto dos Gaúchos
Juara
Tabaporã
Novo Horizonte
Regionais
Estaduais
Brasil
Mundo
Política
Executivo
Legislativo


Se você já precisou da Polícia Militar de Porto dos Gaúchos, como você avalia o atendimento que teve?
Bom
Ruim
Ótimo
Péssimo

 Legislativo
     
24 de Fevereiro, 2017 - 08:39
Presidente do TCE destaca importância do controle social em palestra para vereadores

  Vereadores com Antonio Joaquim

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Antonio Joaquim, foi um dos palestrantes convidados do XIV Encontro Nacional de Vereadores e assessores de Câmaras Municipais. O evento, uma iniciativa da União dos Vereadores do Brasil (UVB), acontece no Teatro do Cerrado "Zulmira Canavarros", em Cuiabá.


O conselheiro abordou o tema "Controle Social" e destacou a importância do trabalho de fiscalização dos vereadores para a transparência e qualidade das políticas públicas. Ao mencionar as responsabilidades dos agentes políticos e gestores públicos, Antonio Joaquim lembrou que "salvadores da pátria são engôdo, simplesmente não existem" na esfera federal, estadual ou municipal, e que não se deve esperar que, por algum milagre, os problemas dos municípios, dos estados e do Brasil sejam resolvidos por um político ou um grupo político apenas.


"A salvação da nação somos nós mesmos, os cidadãos que exercendo o controle social, fiscalizando e denunciando os mal feitos dos gestores, podemos interferir na formulação das políticas públicas e em sua execução, seja por meio do voto, na hora de escolher prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores e o presidente da República, que são os encarregados de propô-las, aprová-las e colocá-las em prática, seja por meio de ferramentas como a participação em audiências públicas e até mesmo, por exemplo, por meio do Geo-Obras que o TCE-MT disponibiliza em seu portal", pontuou Antonio Joaquim.


O presidente da Corte de Contas frisou ainda que o Tribunal tem se colocado como parceiro dos gestores e agentes públicos de Mato Grosso para capacitá-los em questões como elaboração de leis orçamentárias, aspectos legais da administração pública, aplicação de sistemas de controle e gestão interna, entre outros, por meio do programa "Democracia Ativa".


Conforme o conselheiro, o TCE-MT também tem buscado avançar para além de suas atribuições constitucionais de fiscalizador das contas públicas e de contas de governo ao oferecer capacitações para o público em geral sobre controle externo e controle social através de programas como o "Consciência Cidadã".


"Somos um Tribunal de Contas avançado e uma referência no Brasil exatamente por termos esta consciência de que temos o dever de ajudar os gestores públicos e agentes políticos na boa execução das políticas públicas a fim de que estas gerem, de fato, qualidade de vida para o cidadão. Afinal, é isto que todos nós queremos: que os serviços públicos funcionem como devem funcionar, que a escola funcione, que a saúde funcione, que o transporte coletivo funcione, que as estradas sejam transitáveis e as pontes seguras, que as obras contratadas sejam entregues, tenham qualidade, preço justo e que o dinheiro dos impostos seja aplicado de forma honesta, eficiente, criteriosa e com transparência", sublinhou Antonio Joaquim.


Durante o evento, o presidente do TCE-MT foi homenageado com a "Comenda do Mérito Legislativo Nacional da UVB". A honraria, segundo o presidente da UVB, Gilson Conzatti, é um reconhecimento da instituição ao trabalho prestado pelo conselheiro Antonio Joaquim em prol da valorização do controle externo e social, bem como do Poder Legislativo municipal e estadual.

Fonte: Assessoria
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
 Mais Legislativo
26/06/2017
20/06/2017
08/06/2017
07/06/2017
06/06/2017
24/05/2017
23/05/2017
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
Opiniões
Porto dos Gaúchos
Juara
Tabaporâ
Novo Horizonte
Regionais
Estaduais
Brasil
Mundo
Política
Executivo
Legislativo
Copyright © 2017 - Porto Notícias