Home Destaque Novo Horizonte do Norte: Candidato a prefeito recorre a justiça alegando que adversário usa nome do pai para tentar confundir eleitores

Novo Horizonte do Norte: Candidato a prefeito recorre a justiça alegando que adversário usa nome do pai para tentar confundir eleitores

3 min ler
0

A Justiça Eleitoral da 27ª Zona, com sede em Juara, indeferiu o pedido da coligação “O Desenvolvimento Continua”, formada pelos partidos MDB e PL, para que o candidato Agenor Evangelista da Silva Júnior, do partido Republicanos, deixasse de utilizar o nome de seu pai, Agenor Evangelista da Silva, em sua campanha à prefeitura de Novo Horizonte do Norte. A decisão é datada do ultimo dia 18 de setembro.

O pleito foi apresentado pela coligação que apoia o candidato Filipinho Onório de Oliveira (PL). Segundo o grupo, após a candidatura de Agenor pai ser indeferida por problemas judiciais, o Republicanos, em aliança com o PSB e União Brasil, substituiu o nome do pai pelo do filho, Agenor Júnior, sem fazer uma distinção clara entre ambos.

A coligação alega que essa prática, associada à utilização de imagens que mostram pai e filho juntos, estaria induzindo os eleitores ao erro, fazendo-os acreditar que estariam votando no candidato original, cujo registro foi barrado pela Justiça.

No pedido de tutela de urgência, a coligação de Filipinho sustentou que essa situação violaria o princípio da transparência eleitoral, uma vez que, sem uma distinção clara, os eleitores poderiam ser induzidos a acreditar que Agenor pai ainda seria o candidato.

Contudo, ao analisar o caso, o juiz eleitoral responsável observou que, apesar da semelhança de nomes entre o candidato substituído e o substituto, não havia fundamentos suficientes para conceder a liminar solicitada. Segundo a decisão, Agenor Júnior tem o direito de utilizar seu próprio nome na campanha, ainda que idêntico ao do pai.

O juiz concluiu que não foram apresentados motivos suficientes para impedir o uso do nome, uma vez que este não configuraria irregularidade eleitoral.

Com a decisão, a campanha de Agenor Júnior segue sem restrições quanto ao uso de seu nome, enquanto a coligação “O Desenvolvimento Continua” deve decidir se tomará novas medidas diante do indeferimento da tutela.

Fonte: Porto Noticias

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Destaque
Comentários estão fechados.

Verifique também

INMET alerta para temporais e rajadas de vento em grande parte de Mato Grosso

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta amarelo para temporais nesta quinta-fei…