Bem vindo ao site Porto Notícias, Quarta-Feira, 23 de Agosto de 2017
Notícias
Porto dos Gaúchos
Juara
Tabaporã
Novo Horizonte
Regionais
Estaduais
Brasil
Mundo
Política
Executivo
Legislativo


Se você já precisou da Polícia Militar de Porto dos Gaúchos, como você avalia o atendimento que teve?
Bom
Ruim
Ótimo
Péssimo

 Política
     
18 de Maio, 2017 - 13:55
Oscar Bezerra propõe criação do Selo de Origem e Qualidade

O deputado Oscar Bezerra (PSB) apresentou o Projeto de Lei nº 7/2017, que cria o Selo de Origem e Qualidade (SOQ) para os produtos de origem animal e vegetal originários das agroindústrias familiares, de pequeno porte e artesanal e autoriza sua comercialização para todos os municípios mato-grossenses.


“As agroindústrias familiares colaboram para o incremento na arrecadação de impostos, especialmente nos municípios onde os recursos são escassos e vindos fundamentalmente de contribuições estaduais e federais. Diante disso, o comércio local se fortalecerá e será beneficiado com o aumento de postos de trabalho e de renda”, afirmou o parlamentar.


O Selo de Origem e Qualidade e a comercialização dos produtos de origem animal e vegetal integrarão o Serviço de Inspeção Sanitária do Estado e, também, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária.


Outro dado importante lembrado por Bezerra está direcionado à higiene. “A inspeção sanitária para o recebimento do Selo terá regulamentação própria, que respeitará as especificidades econômicas e sociais da categoria e o porte das agroindústrias familiares, artesanais e de pequeno porte”, avaliou o deputado.


Ele disse também que o SOQ tem por objetivos garantir a integridade e a qualidade dos produtos oriundos de agroindústrias familiares, de pequeno porte e artesanais; ampliar a geração de trabalho e renda nas propriedades familiares e de pequeno porte; e melhorar a renda dos municípios com base econômica agropecuária.


“O projeto vai proporcionar a criação de marcas regionais para os produtos das agroindústrias familiares de um determinado território, informando aos consumidores não só a origem, mas a garantia da qualidade e sanidade dos produtos”, ressaltou ele.


Bezerra lembra ainda que a criação de um diferencial de comercialização, proporcionada pelo Selo do Produto da Agroindústria Familiar, deixará as agroindústrias em menor desigualdade com relação aos grandes empreendimentos desse setor.


“A iniciativa garante a participação das organizações dos agricultores familiares, de representantes dos empreendimentos de pequeno porte e artesanais, nos espaços de discussão e definição das normas e regulamentações da certificação”, apontou o deputado.


Segundo a Secretaria de Serviços Legislativos, o projeto de lei foi lido no dia 7/2 e encontra-se atualmente, desde o dia 23/3, na Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e Regularização Fundiária para apreciação e análise técnica.

Fonte: Assessoria
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
 Mais Política
22/08/2017
21/08/2017
17/08/2017
15/08/2017
14/08/2017
09/08/2017
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
Opiniões
Porto dos Gaúchos
Juara
Tabaporâ
Novo Horizonte
Regionais
Estaduais
Brasil
Mundo
Política
Executivo
Legislativo
Copyright © 2017 - Porto Notícias