Em resposta aos EUA, China ordena fechamento de consulado em Chengdu

Em resposta aos Estados Unidos, que comunicaram o fechamento do consulado chinês em Houston, no Texas, a China ordenou nesta sexta-feira (24/7) o encerramento do consulado norte-americano em Chengdu, no sudoeste do país asiático.

De acordo com a imprensa internacional, o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que a medida “é uma resposta legítima e necessária contra o injustificável ato dos Estados Unidos”.

Na última quarta-feira (22/7), a embaixada da China em Houston foi fechada por determinação dos Estados Unidos, após denúncias de que hackers chineses teriam tentado roubar dados sobre a vacina do novo coronavírus. Em retaloação país asiático mandou fechar o consulado americano em solo chinês .

Após a decisão, o secretário de Estado Americano, Mike Pompeo, afirmou que o consulado em Houston era usado para o “roubo de propriedade intelectual”.

Em contrapartida, as autoridades chinesas acusaram Pompeo de incentivar uma guerra fria mental. O governo da China nega todas as acusações contra o país, inclusive a de que o consulado em Houston seria um centro de atividades ilegais.

Fonte:
Metrópoles

Comentários

comentários