Home Porto dos Gaúchos No mês de Agosto terá nova edição do mutirão Pai Presente procure o Fórum de sua Comarca.

No mês de Agosto terá nova edição do mutirão Pai Presente procure o Fórum de sua Comarca.

4 min ler
0

Já é tradição, todo mês de agosto a Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, promove o projeto Pai Presente com objetivo de estimular o reconhecimento voluntário ou não da paternidade e reduzir o número de pessoas sem o nome do pai na certidão de nascimento. Este ano, as audiências serão realizadas de 12 a 17 de agosto em todas as comarcas do Estado de Mato Grosso.

O Objetivo e identificar a paternidade e garantir que os pais assumam suas responsabilidades, contribuindo para o bom desenvolvimento psicológico e social dos filhos.

E é garantido pela constituição Federal artigo 226, parágrafo 7º,  ter o direito à paternidade. “Ter o nome do pai na certidão de nascimento é uma questão de cidadania. E, se é um direito fundamental do cidadão fará de tudo para garanti-lo”, defende a corregedora-geral da Justiça e presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja).

Para participar, a mãe só precisa ir ao Fórum da sua cidade e munida de documento de identidade e cópia da certidão de nascimento do filho – e indicar o pai, que será intimado para comparecer à audiência durante a campanha. Esse procedimento deve ser feito com o máximo de antecedência possível, ou o reconhecimento pode ser realizado de forma voluntária, quando  o pai deve comparecer junto ao filho no dia do mutirão para audiência de Conciliação na qual serão estabelecidos os trâmites de guarda, visita e pensão alimentícia.

A ação é coordenada pela Ceja e pelos diretores dos fóruns, com apoio de magistrados, servidores e voluntários. Também são parceiros do Poder Judiciário Estadual o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, a Procuradoria Geral de Justiça, Defensoria Pública Geral e cartórios.

O sucesso da iniciativa mato-grossense inspirou a Corregedoria Nacional de Justiça que, em 2010, determinou a realização dos Mutirões ‘Pai Presente’ por todos os Tribunais de Justiça do país, um ato de cidadania estimulado pela Justiça.

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Porto dos Gaúchos
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…