Home Agronegócio Política de Inovação incentivará pesquisas em benefício do cacau no Brasil

Política de Inovação incentivará pesquisas em benefício do cacau no Brasil

6 min ler
0

Terá início no próximo mês, em setembro de 2022, a Portaria número 462 sobre a Política de Inovação da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), que norteará as ações do Comitê para promover a inovação por meio da criação de serviços, produtos, tecnologias e processos para toda a indústria cacaueira do Brasil.

Segundo a Organização Internacional do Cacau (International Cocoa Organization, sigla ICCO), o Brasil ocupa atualmente o sexto lugar na produção de cacau no mundo. Conforme o Censo Agropecuário realizado no ano de 2017, existem mais de 93.000 empreendimentos produtores de cacau no Brasil. Estes empreendimentos se concentram principalmente nos estados do Pará e da Bahia, que somados, respondem por 96% da produção brasileira.

O diretor da Política de Inovação da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, Waldeck Araújo, informa que a política incentivará a busca por recursos de estudos e novidades sobre o cacau e a exposição de ideias a órgãos brasileiros e também mundiais.

A Política de Inovação da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, no ano de 2020, foi reconhecida como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT). Segundo o diretor Waldeck Araújo, para ser considerada uma Instituição de Ciência e Tecnologia completa, é preciso publicar um planejamento de inovação conforme exigido por lei. Com esse marco legal, é admissível usar leis inovadoras ou ‘Lei de Inovação’ para participar de convites públicos, por exemplo, para produzir insumos biológicos para combater a praga vassoura-de-bruxa, doença que mais afeta as plantações de cacau em território brasileiro.

Para aperfeiçoar as estruturas institucionais de incentivo à inovação, a Política de Inovação da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, por meio de programas específicos de promoção e orientação criados e regidos por normas e leis, será a responsável para ajudar, apoiar e facilitar as atividades pautadas ao aumento, aprimoramento, gestão e disseminação de soluções agropecuárias e sua disponibilização à sociedade.

A Ceplac também possuirá um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) com a finalidade de inovar e proteger os inventos criados dentro e fora da Comissão, e também a sua transferência para os fabricantes, com o propósito de auxiliar no aperfeiçoamento na tecnologia e ciência.

O Decreto nº 10.253, divulgado no ano de 2020, fez com que a Política de Inovação da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira deixasse de ser responsável pela promoção da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). No entanto, a Ceplac continua apoiando a Assistência Técnica e Extensão Rural indiretamente por meio de convênios cooperativos para a capacitação de técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e igualmente para outros órgãos de diversos setores governamentais e cooperativas.

Método de mecanização e benfeitorias para o setor

Além dos estudos e novidades, uma das prioridades é impulsionar a mecanização pós-colheita da indústria cacaueira. Conforme a Comissão, o Brasil é considerado o único país com uma cadeia completa do cacau dentro de suas fronteiras, iniciando com a produção até o consume pela população do chocolate, incluindo a produção de cosméticos.

Veja mais notícias em nosso site.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Deputada Sandy e secretaria de Turismo de Porto dos Gaúchos apresentam potencial turístico da região em Brasília

A deputada estadual Sandy de Paula esteve no Ministério do Turismo, em Brasília, nesta seg…