Secretário de Estado de Agricultura Suelme Fernandes é recebido em Novo Horizonte do Norte para discutir Cadeia Produtiva do Leite

O secretário de Estado de Agricultura Suelme Fernandes esteve nesta sexta-feira (25-08), em Novo Horizonte do Norte, onde se reuniu com autoridades políticas e produtores para discutir a Cadeia Produtiva do Leite através do programa Proleite do governo do estado de Mato Grosso, que foi desenvolvido pensando no fortalecimento da cadeia produtiva, melhorando a industrialização e comercialização, incentivando o consumo no estado e agregando valor econômico e sanitário a seus produtos e derivados.

O anfitrião foi o prefeito de Novo Horizonte do Norte Silvano Pereira Neves que ofereceu um almoço ao secretário e a todos os presentes. Estiveram também na reunião o prefeito de Porto dos Gaúchos Baxinho Piovesan, os deputados estaduais Oscar Bezerra e Janaina Riva, secretários de agricultura de Tabaporã e Porto dos Gaúchos, vereadores e representantes de Brasnorte, onde Suelme esteve primeiramente nesta sexta-feira cumprimento sua agenda na região, para também discutir o Proleite.

Para Suelme, discutir o assunto envolve evolve logística e vários fatores, e não dá pra desenvolver a cadeia produtiva sozinho. “Envolve vários municípios, vários laticínios públicos e privados, e toda uma estrutura de condições de pastagens, genética, caminhões pra transporte e resfriadores, dentre outros”, destacou.

Em Novo Horizonte foi o segundo fórum na região para discutir a cadeia do leite, que conforme Suelme tem que ser discutida de forma planejada e não política. “Quem precisa estar na cadeia do leite está aqui hoje, não pra bater papo, mas para fazer um estudo de viabilidade para reestruturação da cadeia do leite, que passa pela montagem do laticínio de Tabaporã, pela ampliação do de Juína, pela revitalização do laticínio de Novo Horizonte, pelo de Campo Novo dos Parecis que foi construído e está parado e a parte do município é fazer todo o diagnóstico como Novo Horizonte já fez, sabendo onde estão os resfriadores, as estradas quanto produz, então esse estudo é que vai levar ao pensamento de como será a cadeia, e não tenho dúvida de que essa região tem potencial pra ser uma da maiores cadeias do leite de Mato Grosso”, disse Suelme.

Presente no evento, a deputada estadual Janaina Riva do PMDB destacou a viabilidade da implantação da Cadeia do Leite na região. “Acredito que tem possibilidade em colocar produtos derivados em todos os mercados da região, e graças a Deus o governo voltou os olhos para Novo Horizonte e é muito importante a presença do secretário aqui hoje pra poder desenvolver este estudo”.

 

O prefeito Silvano Neves de Novo Horizonte lembrou que a discussão da cadeia produtiva envolve não só os municípios do vale do Arinos, mas também do vale do Juruena. “É uma cadeia que tem um cunho social muito grande sem dúvida nenhuma, e estamos trabalhando pra valorizar o pequeno produtor não só de Novo Horizonte, mas de toda região, aqueles que estão lá na ponta, e agradeço ao governo do estado pela atenção dada, e aos deputados Oscar e Janaina que estão ai pra nos ajudar nesta questão. Vamos discutir parcerias e a possibilidade de reativação do laticínio de Novo Horizonte do Norte também”, colocou o prefeito.

Durante o Fórum foi apresentado pela secretaria de Agricultura de Novo Horizonte do Norte um relatório que apresenta a eficiência na produção de leite no município, que conta com 129 produtores de leite identificados e 62 resfriadores espalhados pelo município.

Fonte:
Porto Noticias

Comentários

comentários

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para lhe atender
👋 Olá, como posso ajudar?