Os contribuintes que tiverem Imposto Sobre Propriedade de VeÃculos Automotores – IPVA, em atraso, devem ficar atentos a possibilidade de terem seus nomes inseridos na dÃvida ativa e ainda sofrer protesto.
Um fato atÃpico pode estar ocorrendo, onde mesmo os inadimplentes com IPVA referente ao ano de 2018 já correm o risco de serem inseridos na dÃvida ativa, e a partir de então não conseguem emitir a guia no site da Sefaz, devendo então procurar a regularização via o site da Procuradoria Geral do Estado PGE, acessando o Ãcone DÃvida Ativa, e Sistema de Gerenciamento de DÃvida Ativa/Negociação de Pagamento.
O IPVA, imposto já bastante conhecido por todos, é um imposto estadual, cobrado anualmente dos proprietários de veÃculos automotores.
É importante que todo cidadão transfira seu veÃculo para a cidade de origem, pois 50% do valor pago pelo IPVA do seu carro é repassado ao municÃpio de origem da placa, e pode ser utilizado para beneficiar o seu municÃpio em diversas áreas, como saúde, educação, transportes, cultura etc, onde toda população será beneficiada.
Para transferir seu veÃculo basta procurar um Despachante ou ir a Ciretran.