Home Ultimas Notícias 7 maneiras saudáveis de perder peso sem fazer exercícios nem dieta, segundo a Ciência

7 maneiras saudáveis de perder peso sem fazer exercícios nem dieta, segundo a Ciência

6 min ler
0

Um estilo de vida saudável requer alguns cuidados: preferir “comidas de verdade”, fazer exercícios regularmente e manter o peso.

Mas, com a correria do dia a dia, cada vez mais brasileiros têm recorrido aos alimentos industrializados e deixado a caminhada de fora da rotina. Aqueles que querem emagrecer (ou mesmo manter o peso) recorrem a uma dieta restritiva ― medida que diversos especialistas não recomendam.

Por outro lado, existem alguns “truques” comprovados pela Ciência que ajudam a aumentar a saciedade e controlar a ansiedade sobre a comida. Muitos deles são, inclusive, bem comuns, mas constantemente esquecidos. Veja a lista feita pelo Medical Daily:

Esta provavelmente não é a primeira vez que você ouve isso, mas pesquisas mostram que mastigar lentamente influencia na saciedade. Pessoas que comem muito rápido têm mais chances de serem obesas do que aqueles que comem devagar. Isso porque quando você come lentamente dá tempo de o cérebro processar o consumo do alimento e mandar sinais de saciedade, o que faz que você coma menos.

Beba muita água
Quando não bebemos água suficiente, podemos confundir fome com sede. Um grupo de pesquisadores descobriu que beber água ajuda a aumentar a saciedade, e assim, controlar a vontade de comer. Um outro experimento feito com adultos mostrou que beber meio litro de água uma ou meia hora antes das refeições pode reduzir as calorias ingeridas.

Esconda as “besteiras”
“O que os olhos não veem, o coração não sente.” No caso, a “larica” não vem. Um passo simples para diminuir os chocolates, refrigerantes, salgadinhos e outras “besteiras” é simplesmente não deixá-las à vista. Um estudo sugere que apenas ver tais comidas já aumenta as chances de comê-las. O melhor é tentar nem comprá-las já no supermercado.

A boa notícia é que o mesmo fenômeno acontece se você deixar à disposição frutas, saladas e snacks saudáveis.

Use pratos menores para comidas calóricas

Se você quer comer um pratão de macarronada, tente usar um prato menor, ou mesmo o de sobremesa. Ele pode “confundir” seu cérebro e diminuir consideravelmente a porção da refeição. Já para saladas e demais comidas saudáveis, como verduras, legumes e grãos, use pratos maiores.

Evite usar celular e assistir TV enquanto come

A ideia é ter atenção total à comida. Uma pesquisa da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, revelou que quem faz refeições usando o celular ou lendo um livro consome cerca de 20% de calorias a mais.

Em comparação à refeição sem distrações, se entreter com o smartphone enquanto come pode aumentar o consumo de calorias em até 15%, o equivalente a 79 calorias. Já ler um livro ou um texto pode fazer você consumir até 20% de calorias a mais, ou 101 calorias.

Durma bem

Privação de sono pode afetar os hormônios que regulam o apetite e aumentar a vontade de comer principalmente comidas nada saudáveis, como doces e fast-food. O recomendado é dormir entre 7 e 8 horas por noite.

Use pratos vermelhos

Um estudo aponta que usar um prato da cor vermelha para comidas não saudáveis pode ajudar a você ingerir menos calorias. Isso acontece porque o cérebro tende a associar a cor vermelha com sinais de atenção, perigo e de “pare”.

Tais pequenas mudanças na rotina podem ajudar a controlar a vontade de comer e aumentar a saciedade, mas é preciso lembrar que a recomendação do Ministério da Saúde para uma vida equilibrada é seguir uma alimentação rica em verduras, frutas e grãos, sem alimentos ultraprocessados, além de fazer exercícios diários.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…