Dois importantes treinamentos que buscam o aperfeiçoamento profissional foram ofertados pelo Senar-MT em parceria com o Sindporto, na cadeia publica de Porto dos Gaúchos, entre os dias 16 e 27 de novembro/2020.
Realizado de 16 a 20 de novembro na cadeia pública de Porto dos Gaúchos, o curso de Olericultura Básica serviu para o aperfeiçoamento dos reeducandos que trabalham na manutenção da horta local.
O curso foi ministrado pelo instrutor do Senar Anésio Antônio Ansolin, que durante a carga horária de 40h passou aos alunos conceitos básicos da olericultura, classificação das hortaliças, planejamento da horta, preparo do local para implantação da horta e produção de mudas, colheita, beneficiamento, acondicionamento e transporte de hortaliças além de outros quesitos.
Outro treinamento
De 23 a 27 de novembro, os reeducandos receberam o curso sobre Cultivo do Abacaxi. Para este curso, os organizadores contaram com a parceria do pequeno produtor rural João Salino e a seu filho Guilherme Salino, que juntos doaram mais de 1.000 mudas de abacaxi que foram plantadas durante o decorrer do curso.
O curso que também foi ministrado pelo instrutor Anésio Antônio Ansolin, tratou sobre a produção de abacaxi para o consumo, processamento e comercialização, utilizando-se de diferentes níveis tecnológicos de produção.
O mobilizador de cursos do Senar, Júlio César chamou a atenção para a eficácia e rentabilidade do cultivo do abacaxi, ressaltando que as 1.150 mudas plantadas durante o curso se tornam em um ano pelo menos 10 mil novas mudas.
Fonte: Assessoria