Home Porto dos Gaúchos Casos de gripe disparam em Porto dos Gaúchos e saúde faz alerta

Casos de gripe disparam em Porto dos Gaúchos e saúde faz alerta

4 min ler
0

Em entrevista ao vivo na TV Porto na quinta-feira (06/01), a enfermeira Elidiane Matos do PSF Urbano levou a preocupação das autoridades de saúde de Porto dos Gaúchos com o crescimento no número de casos de influenza (gripe), nas últimas semanas.

A maioria dos casos é com sintomas leves, mas alguns casos tem causado internações. A enfermeira ressaltou que a gripe é um vírus que acomete a população todo ano, porem este ano nota-se um aumento significativo. Ela atribuiu ao relaxamento das pessoas nos cuidados preventivos como uso de máscara, higienização e distanciamento social.

“Além da covid ainda tem mais esta doença, que a mascara ajuda a proteger. Tem havido aumento na procura pela vacina da gripe, e é importante lembrar que a vacina que temos é a do ano passado, mas se continuar nesse ritmo, provavelmente o governo mandará mais cedo a vacina da influenza deste ano. Não quer dizer que a pessoa tomando a vacina ela não vai pegar o vírus, por que ele sofre mutações todo ano, mas previne um caso mais grave. Quando você recebe a vacina, seu sistema imunológico vai se fortalecer e estar em alerta para combater o vírus”, explicou a enfermeira.

Apesar de algumas semelhanças com a covid, a influenza possui uma baixa letalidade, mas pode ser facilmente transmitida entre as pessoas. A maioria das pessoas contaminadas com a influenza em Porto dos Gaúchos estão tendo sintomas como corizas, dor de cabeça, mal estar, febre, dor no corpo e tosse, que muitas vezes pode ser confundida com os sintomas da covid.

O vírus da influenza, (gripe) dura de dois a seis dias, mas é altamente contagiosa e as pessoas podem estar passando uma para outra caso não tomar os devidos cuidados.

Além do surto de gripe no município, outra doença que causa preocupação é dengue, que já tem casos registrados este ano no município. As autoridades de saúde pedem que a população redobre os cuidados com locais que podem acumular água neste período chuvoso e se tornar criadouro do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

Fonte: Porto Noticias

PARTICIPE DO GRUPO DO PORTO NOTICIAS NO WHATSAPP

Se inscreva em nosso canal no Youtube

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Porto dos Gaúchos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Tribunal de Justiça mantém condenação de dentista de Juara por bater ponto sem trabalhar

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJMT) manteve a condenação de 1 ano e 9…