Mato Grosso foi o estado que mais desmatou a mata nativa da Amazônia pelo em fevereiro deste ano, pelo segundo mês consecutivo, entre os nove estados da Amazônia Legal. Os dados são do boletim do Sistema de Alerta de Desmatamento.
Apenas em fevereiro, 96 km² de floresta foram derrubados no estado, o que corresponde a 32% do total. Com isso, Mato Grosso também foi o estado que registrou a maior alta na devastação em relação a fevereiro do ano passado, de 300%.
A pesquisadora Larissa Amorim, do Imazon, afirma que é preciso olhar atendo para o que está ocorrendo nos municípios de Colniza, Barra do Bugres e Apiacás, que ficaram entre os 10 que mais desmataram na Amazônia em fevereiro.
Juntos, eles registraram 43 km² de devastação, o que somado corresponde a 45% de toda a destruição detectada no estado.,
Em segundo e terceiro lugar ficaram Pará e Amazonas, respectivamente.
No total, apenas em fevereiro, foram destruídos 303 km² de mata nativa na Amazônia Legal, o que equivale ao tamanho de Fortaleza. Essa foi a maior área devastada no mês de fevereiro dos últimos 15 anos. Apenas em relação ao mesmo mês do ano passado, a destruição aumentou quase 70%.