Governo de Mato Grosso recomendou retorno do uso de máscaras contra a covid-19. O posicionamento do Estado ocorre após casos da subvariante da Ômicron B.Q.1 serem registrados.
Em comunicado divulgado no portal da Secretaria de Estado de Saúde (SES) na manhã desta quinta-feira (24), foi recomendado o uso de máscaras para crianças de 5 a 11 anos em ambiente escolar e para pessoas com sintomas gripais.
“É um momento de precaução e cuidado, em que as medidas de biossegurança voltam a ser importantes para a contenção da disseminação do vírus. É importante usar a máscara em situações específicas e estar com a vacinação em dia”, disse a secretária de Estado de Saúde, Kelluby de Oliveira.
A orientação ocorre no momento em que foi confirmada a circulação da subvariante em Mato Grosso e na medida em que aumenta o número de novos casos da doença em todo Brasil.
Cenário
Entre 20 e 23 de novembro deste ano, foram notificados 44.943 novos casos e 235 óbitos por covid-19 pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Ministério da Saúde. O cenário resulta em uma média móvel dos últimos três dias de 14.981 casos diários e de 78 óbitos no país.
Já em Mato Grosso, quando analisados os dados nos últimos 14 dias, identifica-se o registro de 567 casos confirmados por covid-19, que representa uma incidência de 16,27 casos por 100 mil habitantes. O estado ainda apresenta nível 1 de alerta, considerado como baixo.
Gazeta Digital