O prefeito de Porto dos Gaúchos, Vanderlei de Abreu, decretou ponto facultativo para a próxima quarta-feira, dia 03 de maio, em comemoração ao aniversário de fundação do município. Apesar de algumas dúvidas por parte da população, vale ressaltar que o aniversário de fundação de Porto dos Gaúchos não é considerado feriado, sendo que o feriado oficial é comemorado em 11 de novembro, data de sua emancipação.
Durante o ponto facultativo decretado pelo prefeito, as secretarias com atribuições consideradas essenciais, como saúde, assistência social e infraestrutura, ficarão responsáveis pela preservação e funcionamento dos serviços de suas respectivas áreas de competência. Com o ponto facultativo e o feriado da segunda-feira 1º de maio, Dia do Trabalho, os servidores públicos cumprirão expediente apenas na terça-feira e na quinta e sexta-feira.
Porto dos Gaúchos foi fundado em 3 de maio de 1955. O município nasceu por iniciativa do Colonizadora Conomali, liderada por Guilherme Meyer, o “Willy”, a partir do projeto de colonização desenvolvido pelo Governo Federal na década de 1950, com o objetivo de ocupar áreas consideradas estratégicas para a defesa nacional, além de estimular o desenvolvimento econômico da região.
A área onde hoje está localizado o município de Porto dos Gaúchos, antes da colonização, era habitada por índios Bororo e Parecis. A partir da década de 1950, migrantes principalmente do Sul foram atraídos para a região para trabalhar na agricultura e pecuária.
Atualmente, Porto dos Gaúchos tem cerca de 8 mil habitantes e é um importante polo de produção agropecuária do Mato Grosso, com destaque para a produção de soja, milho, se destacando na 10ª posição de produção no estado de Mato Grosso.
Fonte: Porto Noticias