Sindijor-MT repudia ato de agressão de jornalista contra vereador em Sinop e emite nota

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) divulgou nota oficial repudiando a agressão física praticada pelo jornalista Daniel Trindade, contra o vereador Marcos Vinícius, o “Advogado Ostentação (PSDB), nas dependências da Câmara de Sinop.
O documento afirma que o ato é inaceitável e contraria os princípios éticos da profissão.
A nota do Sindjor-MT também reforça ainda a solidariedade da entidade ao vereador agredido. Além disso, informa que a Comissão de Ética do sindicato já iniciou a apuração do caso.
Veja a seguir:
O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (SINDJOR/MT), no uso de suas atribuições, vem a público manifestar seu profundo repúdio aos atos de agressão física praticados pelo jornalista Daniel Trindade contra o vereador Marcos Vinícius Borges, ocorridos nas dependências da Câmara Municipal de Sinop durante sessão legislativa.
O SINDJOR/MT desaprova totalmente e considera inaceitável qualquer tipo de violência como forma de resolução de conflitos. A atividade jornalística é pautada pelo debate de ideias, pela palavra e pela argumentação, sendo a agressão física um recurso diametralmente oposto aos princípios éticos que regem a profissão e que não representa a categoria dos jornalistas de Mato Grosso.
Neste sentido, expressamos nossa total solidariedade ao vereador Marcos Vinícius Borges. Discordâncias e críticas, por mais contundentes que sejam, devem ser tratadas no campo do diálogo e do respeito, jamais podendo descambar para a violência, especialmente dentro de uma casa de leis, pilar da nossa democracia.
Informamos que a Comissão de Ética do SINDJOR/MT já foi notificada e está tomando as devidas providências para a apuração necessária dos fatos. O processo seguirá os ritos previstos no estatuto da entidade, garantindo o direito à ampla defesa, e ao seu final serão aplicadas as medidas cabíveis.
Reafirmamos nosso compromisso com um jornalismo ético, responsável e que repudia a violência em todas as suas formas.
Itamar Perenha
Presidente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (SINDJOR/MT)


