Porto dos Gaúchos

Justiça Eleitoral realiza mutirão na São João em Porto dos Gaúchos de 13 a 17 de outubro

A Justiça Eleitoral realizará mutirão de atendimento na Gleba São João em Porto dos Gaúchos na próxima semana. O objetivo é ampliar o número de eleitores com cadastro biométrico e garantir maior acessibilidade aos serviços oferecidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). As ações são promovidas pela 27ª Zona Eleitoral de Juara em parceria com a Prefeitura Municipal. 

O mutirão está programado para ocorrer entre os dias 13 e 17 de outubro, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Gleba São João. Durante o mutirão, que será das 7h às 19h, serão realizados serviços como cadastramento e revisão biométrica, emissão e atualização de títulos, além de orientações gerais aos eleitores das localidades. 

De acordo com o juiz eleitoral Fabrício Savazzi Bertoncini, da 27ª Zona Eleitoral, a iniciativa tem o propósito de facilitar o acesso dos cidadãos que enfrentam dificuldades logísticas para se deslocar até o cartório ou os postos eleitorais. “O mutirão é fundamentais para assegurar que todos os eleitores, inclusive os que vivem em áreas mais afastadas, possam exercer plenamente sua cidadania”, destacou o magistrado. 

O município de Porto dos Gaúchos possui atualmente 73,93% do eleitorado com biometria cadastrada, índice abaixo da média estadual. Com o apoio da Prefeitura, que fornecerá estrutura, transporte e acesso à internet, a expectativa é elevar esse percentual até o encerramento das ações. No município, há 4.265 pessoas aptas a votar, das quais 3.153 eleitores e eleitoras já possuem biometria. Ainda faltam 1.112 eleitores, o equivalente a 26,07% do total. 

“Por causa da campanha Biometria 100%, conseguimos incluir essas duas comunidades no conjunto de estratégias da Justiça Eleitoral. São eleitores que necessitam bastante do serviço eleitoral e, por isso, esperamos realizar o máximo de cadastros biométricos e regularizações”, afirmou o chefe do cartório da 27ª Zona Eleitoral, Sebastião Porto Gomes Neto. A campanha é coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT) e tem como meta ampliar o cadastramento biométrico no Estado, neste ano, para no mínimo 98%. 

Para receber atendimento, basta levar um documento oficial com foto, que pode ser apresentado na versão física ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora já sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço. Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada. 

Biometria 

A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação. 

No dia da eleição, o eleitor coloca o dedo no leitor biométrico para confirmar sua identidade e, em seguida, é liberado para votar na urna eletrônica. Além das digitais, o cadastro biométrico atualiza outros dados pessoais e a foto do eleitor, aumentando a segurança e reduzindo fraudes, como o voto múltiplo ou o uso de títulos de terceiros. 

A biometria eleitoral representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança, a confiabilidade e a inclusão no processo de votação. Ela impede duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições. 

 

Fonte: Redação do Porto Noticias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com