Home Estaduais Ambientalistas e indígenas celebram ação para obrigar licenciamento de usina no rio Arinos ao Ibama

Ambientalistas e indígenas celebram ação para obrigar licenciamento de usina no rio Arinos ao Ibama

5 min ler
0

A recente solicitação para interromper o licenciamento da Usina Hidrelétrica Castanheira e transferir a responsabilidade do processo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) trouxe alívio para aqueles preocupados com os impactos do projeto: ambientalistas, indígenas e pequenos produtores.

Uma Ação Civil Pública, iniciada pela Defensoria Pública da União e pelo Ministério Público Federal, destaca a necessidade de considerar os efeitos sobre as comunidades indígenas, exigindo que o licenciamento ocorra em âmbito federal.

Localizada no rio Arinos, a usina inundaria uma área de 94,7 km², prejudicando agricultores, pescadores, comerciantes locais, comunidades indígenas e habitantes das zonas urbanas e rurais de Juara, Porto dos Gaúchos e Novo Horizonte do Norte.

A produtora rural Genir Piveta de Souza, moradora da região há três décadas, expressou sua satisfação com a decisão, esperando que seja o fim das controvérsias. Ela questiona a necessidade de provar repetidamente os malefícios do projeto, citando as adversidades enfrentadas pela população impactada pela Usina Hidrelétrica de Sinop e ressaltando a beleza do rio local.

“Até quando vamos ter que provar que isso não é bom? Todo mundo sabe o que aconteceu e o que estão passando lá. E o nosso rio é muito lindo”, disse.

A coordenadora do Programa de Direitos Indígenas da Operação Amazônia Nativa (OPAN), Andreia Fanzeres, enfatizou a relevância da federalização do projeto, considerando os impactos sobre os povos indígenas e o fato de ser uma iniciativa da Empresa de Pesquisa Energética, mantida como prioridade pelo governo federal.

“A nossa expectativa é que haja seriedade para que os impactos sejam de fato considerados, que avaliem de fato a viabilidade dessa obra, que vai entregar menos de 100 megawatts de potência, e que, ao analisar com seriedade esse caso, o Ibama arquive esse licenciamento. Essa é a nossa expectativa enquanto sociedade civil”, disse

A indígena Dilma Maria Mani, da etnia Kawaiwete, e Leonardo Ririkmã Rikbaktsa destacaram a união das comunidades na defesa do rio e das futuras gerações, criticando a ausência de consultas durante o processo de licenciamento.

“A gente pensa nos nossos filhos e netos que vêm crescendo, pra eles terem água viva, peixe, a caça, as frutas e outros mais. Eles têm que conhecer a história, uma história viva que a gente guarda”, falou Dilma.

Jefferson do Nascimento, do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), destacou a complexidade do bioma e da região do Vale do Arinos e a necessidade de estudos aprofundados.

“Já comprovamos em várias análises e relatos dos povos de que são muito falhos os estudos e que inclusive não ouviram as comunidades, além de uma série de equívocos que tem dentro do Estudo de Impacto Ambiental”, pontuou.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos

Faleceu nesta sexta-feira, 26, o cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo. Nasc…