Home Ultimas Notícias AMM pede que prefeitos não demitam professores interinos: “momento é de solidariedade”

AMM pede que prefeitos não demitam professores interinos: “momento é de solidariedade”

6 min ler
0

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga (PL), afirma que o momento atual exige solidariedade e saiu em defesa dos professores interinos que não tiveram os contratos renovados. Ele e está orientando os prefeitos a não demitir os profissionais dos municípios

A medida de Fraga é oposta à tomada pelo governador Mauro Mendes (DEM), que por enquanto não renovou os contratos dos professores contratados de 2019. Ao total, são mais de 6 mil profissionais afetados com a medida.

As lideranças políticas, na sua opinião, têm que ter mais sensibilidade e um entendimento melhor do que o mundo todo está vivenciando neste momento, antes de tomar as decisões e medidas que geram insegurança e mais sofrimento para as pessoas.

“Neste período em que as aulas estão suspensas, o momento é de solidariedade com os professores. Por outro lado, o Governo Federal está sinalizando os recursos para suprir as áreas essenciais, não somente a saúde, mas também a educação. Vale destacar que muito pouco dos recursos anunciados pelo Governo Federal, chegaram ás prefeituras” disse ele.

Fraga avalia que os municípios estão na linha de frente no combate à disseminação do coronavírus, e a preservação da saúde das pessoas é prioridade. “É uma questão humanitária no momento em que a pandemia estabeleceu também uma crise econômica financeira. As demissões vão criar mais dificuldade para estas pessoas e as suas famílias, pois não vão encontrar outro emprego agora, lembrando que sair de casa para procurar emprego estarão colocando em risco a própria saúde e também de seus familiares, principalmente dos idosos e de outros grupos de risco”, alertou.

O presidente da AMM destaca que essa situação vem chamando atenção. Os professores efetivos estão preservados e vão receber os seus salários normalmente, enquanto os interinos estão sendo tratados de maneira diferente

“Estes profissionais da educação tem que ter o mesmo direito. É importante que sejam tratados com  igualdade, pois merecem todo o respeito das autoridades e de toda a sociedade”, argumentou.

A Assembleia Legislativa também saiu em defesa dos professores contratados e interinos. Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, o presidente, Eduardo Botelho criticou a decisão tomada pela secretaria estadual de Educação de suspender os contratos. Ele também considera que não é justo e disse que  é um contrassenso neste momento.

“Os funcionários das empresas estão todos em casa e ninguém falou nada de não pagar salários. É um momento diferente e acho que o governo tem que rever isso, não é ir dizendo vai embora, quando puder a gente chama você, que história é essa?”, questionou Botelho

O presidente do Legislativo argumentou ainda que é uma dificuldade atrás da outra. “Eu acho um mau exemplo que o Governo está fazendo de suspender o contrato dessas pessoas agora. Não tem sentido, o Governo, com essa visão estreita, insensível, desumana, desamparar milhares de trabalhadores que são os contratados temporariamente”, disse o presidente da Assembleia Legislativa.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…