Home Brasil Anvisa derruba retenção de receita para cloroquina e ivermectina, diz Bolsonaro

Anvisa derruba retenção de receita para cloroquina e ivermectina, diz Bolsonaro

5 min ler
0

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (13), em transmissão ao vivo nas redes sociais, que a hidroxicloroquina e a ivermectina poderão ser compradas sem a retenção obrigatória da receita pelas farmácias.

Apesar da falta de comprovação científica da eficácia, os medicamentos são defendidos pelo presidente e por integrantes do governo para o tratamento de casos de Covid-19.

Bolsonaro afirmou que foi informado por Antônio Barra, diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da nova regulação. Quem desejar comprar os medicamentos continuará precisando da receita assinada por um médico, mas com um grau a menos de exigência. A retenção impede, por exemplo, que receitas sejam reaproveitadas.

Segundo o presidente, a exigência da dupla via evitava a compra de grandes quantidades para revenda, mas isso foi alterado. “Evitar a compra para fazer negócio, para revender, para fazer estoque agora, a Anvisa fez uma resolução de que precisava de uma receita dupla via, com retenção, mas isso mudou agora”, disse.

Estoque

O presidente Jair Bolsonaro defendeu as críticas ao fato de ele ter pedido que o laboratório do Exército produzisse hidroxicloroquina e admitiu um estoque de cerca de 4 milhões de comprimidos. Segundo Bolsonaro, esse estoque há, mas não exclusivamente dessa fonte de produção.

O presidente também argumentou que os o Brasil utiliza em torno de 3 milhões por ano para combater às doenças para as quais o uso da cloroquina é recomendado, no caso a malária, lúpus e artrite, “então nada vai ser jogado fora”.

Privatizações

Bolsonaro comentou as saídas dos secretários de Desestatização, Salim Mattar, e da Desburocratização, Paulo Uebel. Ele disse que as mudanças aconteceram de forma pacífica e que Mattar “sentiu as dificuldades que nós sentimos” em privatizar empresas estatais.

O presidente voltou a dizer que gostaria de privatizar os Correios afirmou que há resistências na oposição e nos sindicatos à venda das empresas públicas. “Não é fácil vender uma empresa, privatizá-la, é uma burocracia enorme”, disse.

Temer

Jair Bolsonaro disse que convidou o ex-presidente Michel Temer (MDB) para chefiar a missão humanitária no Líbano porque ele é de origem libanesa e admitiu uma aproximação com o emedebista. “Por que convidei Michel Temer? Porque ele é filho de libaneses, é ex-presidente da República. Me sinto muito bem em conversar com ele”, disse.

Ao justificar o apoio ao Líbano, Bolsonaro relembrou o envio de militares e insumos ao Brasil por parte do governo de Israel após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), em janeiro de 2019.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…