Home Ultimas Notícias Após ameaça de processo, ministro da Educação se retrata com mãe de Cazuza

Após ameaça de processo, ministro da Educação se retrata com mãe de Cazuza

5 min ler
0

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, retratou-se com a mãe do cantor Cazuza, Lucinha Araújo. Vélez havia atribuído equivocadamente ao artista uma frase de 1 programa humorístico.

A frase foi dita à revista Veja, em entrevista publicada na última 6ª feira (1º.fev.2019). Ao ser questionado se a liberdade inclui ensinar marxismo, fascismo e liberalismo, o ministro respondeu que “liberdade não é o que pregava Cazuza, que dizia que liberdade é passar a mão no guarda” e completou: “não! Isso é desrespeito à autoridade, vai para o xilindró”.

Nesta 3ª feira (5.fev), Vélez ligou para Lucinha para “desfazer o equívoco”.

Lucinha escreveu carta aberta

Mais cedo no mesmo dia, em uma carta aberta, Lucinha havia explicado que as frases atribuídas a Cazuza, que morreu na década de 90, eram falsas. Classificou o episódio como “inadmissível” e disse que processaria o ministro, caso ele não se retratasse.

Eis a íntegra da carta:

“Caro Sr. Ricardo Vélez Rodriguez, Ministro da Educação, se meu filho estivesse vivo tenho a certeza de que pediria piedade, mas como não sou ele e minha idade suprimiu os panos quentes, considero inadmissível uma pessoa ocupando o cargo que ocupa não ter a preocupação de citar uma pessoa pública sem compromisso com a verdade.

Não venho a público para discussão política, nesse momento, por mais que os discursos retrógrados, que agridem a liberdade individual dos cidadãos brasileiros em suas escolhas pessoais vão contra a todos os princípios pelos quais trabalho à frente da Viva Cazuza há 28 anos.

Cazuza foi um artista que deixou um legado através de sua obra, e isso não é a mãe do artista quem está dizendo, mas sim pela importância de sua obra, do número de novos artistas que a regravam, do quanto é tocado nos rádios, do quanto é baixado nos streamings, mesmo depois de 28 anos longe de nós. Se achar que é pouco, gostaria de lembrar que Cazuza foi a primeira pessoa pública no Brasil a assumir sua condição de HIV positivo, o que possibilitou a luta pelo acesso universal do tratamento, o que fez do Brasil um país reconhecido mundialmente pelo programa de Aids e posteriormente imitado por outros tantos.

Posso vislumbrar que não seja prioridade do atual governo programas sociais que visem a igualdade de direitos, respeito as minorias, educação e saneamento básico como prioridades, mas respeito a democracia que elegeu o atual presidente e que lhe nomeou. Mas, não posso deixar que declarações levianas coloquem na boca de Cazuza o que ele nunca disse. Gostaria de deixar aberta a possibilidade de se retratar publicamente para que não seja necessário ter que tomar providências jurídicas.

Atenciosamente, Lucinha Araújo”

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…