Home Estaduais Após determinar toque de recolher em Sinop prefeita não descarta lockdown

Após determinar toque de recolher em Sinop prefeita não descarta lockdown

8 min ler
0

Após determinar toque de recolher, que começa nesta sexta-feira entre às 22h30 até às 5h, a prefeita Rosana Martinelli (PL) não descartou adotar o lockdown (fechamento total), em Sinop. Em entrevista coletiva, esta tarde, a gestora lembrou da recomendação do governo do Estado para aplicação da medida no município, devido ao aumento da taxa de contaminação do Coronavírus nas últimas semanas. “Estamos nessa fase de (toque de recolher) até o dia 5 de julho. Isso pode ser mudado a qualquer momento, mas se todos nós juntos conseguirmos controlar e se cuidássemos, tenho certeza que vamos passar a ter menos casos”.

Martinelli destacou ainda que ‘estamos orientando, notificando e multando. Não queremos multar ninguém, mas sim conscientizar que a população que tenha esse cuidado com si próprio. Que a gente consiga controlar”. “É preocupante, muitos casos foram confirmados nas últimas semanas, por isso tivemos que tomar as medidas mais drásticas”.

Já o secretário municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Hermann Friedrich, reforçou que a partir de amanhã todos os comércios devem fechar às 21h30. “Permanecendo abertos somente os essenciais, que são hospitais, clinicas de urgência, veterinárias, dentária, médicas, postos de gasolina, menos as suas conveniências, serviços de gás, de água, esgoto e de energia”, pontuou.

“Para completar isso, às 22h30, vamos fazer o toque de recolher. Dessa forma todos os moradores se guardem, fiquem em casa junto a suas famílias, amigos e respeitem esse novo decreto. Podendo sim transitar pessoas as quais estão indo para serviços emergenciais, de urgência, de uma forma tranquila e ordenada”. “Uma atitude forte e responsável, mantendo a saúde precavida e a parte econômica também atuante”, emendou.

Ainda de acordo com Hermann, “quando pegarmos algum estabelecimento que esteja passando do horário limite, o local será fechado e caso não tenha nenhuma autuação anterior será penalizado no valor de R$ 2,8 mil. Em outros onde já houveram notificações e autuações, esse estabelecimento será autuado pela segunda vez, tendo o valor dobrado para R$ 5,6 mil e será fechado no momento da chegada das forças de segurança”, garantiu.

O coronel e comandante regional da Polícia Militar, Wesney de Castro Sodré apontou que “às 22h30 o toque de recolher proíbe e inibe qualquer cidadão que percorra as vias públicas de Sinop. As demais atuações da PM em atendimento de ocorrência não serão interrompidas, e todas as viaturas estarão a disposição fiscalizando isso”. “No primeiro momento em ser observado o cidadão andando nas ruas será pedido para que ele se desloque até a sua casa. Com resistência, vamos estar conduzindo esse cidadão. Contaremos com a compreensão de todas as pessoas, para que cumpram a risca esse decreto. Teremos todo cuidado para que os munícipes sejam bem tratados, evitando a situação extrema de efetuar detenção e prisão, não é nosso objetivo, queremos sensibilizar”, salientou.

Já o delegado regional de Polícia Civil, Douglas Turíbio lembrou que o maior objetivo é salvar vidas. “O plantão da delegacia municipal estará disponibilizado para aquilo que for necessário. Estamos aqui reunidos para uma coisa que é muito importante, que é salvar vidas. Temos que ter coragem, disciplina, para que consigamos passar para todos os sinopenses a necessidade de se precaver”.

Também integrando a ação de fiscalização e cumprimento do decreto, o tenente coronel e comandante do Corpo de Bombeiros em Sinop, Gean Oliveira revelou que a instituição disponibilizará um caminhão auto bomba tanque e uma unidade de resgate para os trabalhos. “Particularmente temos um trabalho preventivo durante as operações. Vamos sair daquelas ações rotineiras, onde os militares ficam aquartelados aguardando, e vamos trabalhar em prol da sociedade. Estaremos deslocando viaturas e militares para auxiliar nas rondas, com alto falante, buscando orientar a população”, assegurou.

Para denúncias sobre o descumprimento do decreto, a população pode contatar o telefone 153 da Guarda Civil Municipal, que atende 24 horas. Além disso, até o momento já foram aplicadas 14 multas e 43 notificações em Sinop.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…