Acontece nesta quarta-feira dia 27 de fevereiro as 19:00hs, no auditório do Fórum de Porto dos Gaúchos, a Audiência Publica para discutir e ouvir a sociedade acerca dos possÃveis impactos sociais, ambientais, econômicos e turÃsticos do projeto de instalação da Usina Hidrelétrica de Castanheira no rio Arinos no municÃpio de Juara.
O convite é do Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso.
Estão convidados para a audiência toda a sociedade civil da região, movimentos sociais, organizações indÃgenas e de povos tradicionais, universitários, dentre outros. Também estão convidados a comparecer à audiência pública autoridades e instituições públicas ou privadas, ligadas ao meio ambiente.
As audiências serão realizadas também em Juara e Novo Horizonte do Norte, municÃpios que segundo os estudos serão diretamente mais afetados, na seguinte ordem:
Em Novo Horizonte do Norte será dia 28 as 09:00hs, no auditório da Câmara Municipal
Em Juara será dia 28 as 19:00hs, no auditório da Acrivale.
O Projeto
A Usina Hidrelétrica Castanheira está planejada para ser construÃda no rio Arinos (bacia hidrográfica do rio Juruena), no municÃpio de Juara – MT, e terá uma potência instalada de 140 MW.
O reservatório a ser formado pela barragem ocupará uma área de 9.470 hectares (94,7 km²) e se estenderá por 67 km. A maior parte da área do reservatório (99,96%) estará no municÃpio de Juara e o restante no municÃpio de Novo Horizonte do Norte (0,04%).
Vale ressaltar que os impactos ocorrerão de maneira indireta no municÃpio de Porto dos Gaúchos e de modo mais direto nos municÃpios de Juara e Novo Horizonte do Norte.