Home Ultimas Notícias Bolsonaro chama manifestantes em prol da Educação de “ imbecis idiotas úteis”

Bolsonaro chama manifestantes em prol da Educação de “ imbecis idiotas úteis”

6 min ler
0

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que os estudantes que protestam contra o contingenciamento de verbas nesta quarta-feira (15/05/2019) são “massa de manobra” e “idiotas úteis”. A opinião foi dada ao chegar a Dallas, no estado norte-americano do Texas. O chefe do Executivo vai se encontrar na cidade com o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush.

Segundo Bolsonaro, os manifestantes são manipulados por uma minoria que comanda as universidades federais. “É natural, mas a maioria ali é militante. Se você perguntar a fórmula da água, não sabe, não sabe nada. São uns idiotas úteis que estão sendo usados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo das universidades federais no Brasil”, disse.

Em seguida, Bolsonaro argumentou sobre o contingenciamento de verbas e reforçou que não é um corte. “Nós temos um problema, peguei um Brasil destruído economicamente também. Então, as arrecadações não eram aquelas previstas de quem fez o orçamento para o corrente ano”, disse o presidente. E continuou: “Se não houver contingenciamento, eu simplesmente vou de encontro com a Lei de Responsabilidade Fiscal”, completou.

O presidente afirmou ainda que os milhares desempregados do país não têm qualquer qualificação porque o Partido dos Trabalhadores (PT) não cuidou devidamente. “Se você pega as provas, que acontecem de três em três anos, está cada vez mais ladeira abaixo. A garotada, com 15 anos de idade, na oitava série, 70% não sabe uma regra de três simples. Qual o futuro dessas pessoas?”, questionou.

Manifestações

Estudantes, professores e movimentos sociais de todo o Brasil protestam, na manhã desta quarta-feira (15/05/2019), contra o contingenciamento de verbas da Educação anunciado pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL). A comunidade acadêmica prometeu uma Greve Nacional, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Em Brasília, a mobilização começou às 10h, com concentração no Museu Nacional da República. O movimento abrange as 678 instituições públicas de ensino fundamental e médio da capital, além da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Federal de Brasília (IFB).

A orientação de aderir à paralisação nacional foi tomada após assembleia geral realizada na última quarta-feira (08/05/2019) pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). A UnB sofreu contingenciamento de 40% nos recursos, perda de R$ 48,5 milhões que pode afetar gastos com água, luz e segurança. Os bloqueios também atingiram a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Somente na instituição federal de ensino superior, foram eliminadas 123 bolsas.

MEC

O Ministério da Educação divulgou uma nota nesta quarta-feira comentando a tensão entre estudantes, professores, comunidade acadêmica e o chefe da pasta, Abraham Weintraub. O governo disse estar “aberto ao diálogo”.

A pasta afirmou que ainda busca alternativa para atender as necessidades das instituições de ensino e as reivindicações de estudantes e docentes, mas com respeito às limitações orçamentárias do governo. “O MEC está aberto ao diálogo com todas as instituições de ensino para, juntos, buscarem o melhor caminho para o fortalecimento do ensino no pais”, explicou o texto.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…