Home Estaduais Bolsonaro chega a evento em MT sob forte esquema de segurança

Bolsonaro chega a evento em MT sob forte esquema de segurança

9 min ler
0

A chegada do presidente Jair Bolsonaro (PSL) à divisa entre Barra do Garças (520 quilômetros de Cuiabá) e Aragarças (GO), movimenta as duas cidades na manhã desta quarta-feira (5). Um forte aparato de segurança foi montado, como forma de garantir a segurança do chefe de Estado. Uma parte da população também aproveitou para protestar contra o governador Mauro Mendes (DEM), presente no evento, e para fazer pedidos de casas à União.

Os hotéis da cidade estão abarrotados por conta da visita do presidente. Além disto, diversos políticos também foram para a divisa de Mato Groso com Goiás para acompanhar o aliado. O espaço aéreo foi fechado a partir das 8h (horário de Mato Grosso). O lançamento está marcado para as 9h.

No local onde será lançado o projeto ‘Juntos pelo Araguaia’, a ‘Praia de Quarto Crescente’, há de quatro a cinco oficiais do exército a cada esquina. Além disso, muitos apoiadores de Bolsonaro, vestidos de verde e amarelo, estão nas proximidades para recepcionar o presidente.

Pessoas que foram aprovados no concurso para Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) fazem protestos no local, e o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) também prometeu realizar um ato público no local.

Um grupo de pessoas também protesta pedindo casas do ‘Minha Casa Minha Vida’ (que renomearam de ‘Nossa Casa, Nossa Vida’). O embaixador do projeto, o sertanejo Chitãozinho, também chegou ao local.

Na noite de terça-feira (4), o porta-voz da presidência chegou a cogitar o cancelamento da viagem de Bolsonaro a Aragarças por ‘análise de risco’. Logo depois, no entanto, voltou atrás, e confirmou a agenda.

Juntos pelo Araguaia

O programa ‘Juntos pelo Araguaia’ será lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente, idealizado como a maior ação de revitalização de bacia hidrográfica por meio de um esforço conjunto entre os Governos Federal, de Mato Grosso e de Goiás. A solenidade de assinatura terá início às 9h30, na Praia do Quarto Crescente, em Aragarças.

Durante o evento, também será firmado um acordo de cooperação técnica entre as Secretarias de Meio Ambiente dos Estados de Goiás (Semad) e Mato Grosso (Sema) e os Ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional.

Às 14h30, os governadores Mauro Mendes e Ronaldo Caiado visitarão propriedades com áreas degradadas e farão um plantio simbólico de mudas de espécies nativas, simbolizando o início do programa. Do lado mato-grossense, o ato será realizado na Fazenda Pôr do Sol, no município de Pontal do Araguaia. Já em Aragarças, o local escolhido foi a Fazenda Bela Vista.

O programa prevê a recuperação de 10 mil hectares de áreas degradas em 27 municípios da região, sendo 5 mil em cada um dos Estados, Mato Grosso e Goiás. Na primeira etapa, o objetivo é recompor as florestas protetoras de áreas de preservação permanente e manejar pastagens e atividades agropecuárias com tecnologias de agricultura de baixo carbono, bem como implantar sistemas agroflorestais nas zonas de recarga de aquíferos, nas cabeceiras e nos afluentes que formam o Rio Araguaia.

Privilegiando as cabeceiras do rio que corta cinco estados em um percurso de 2600 quilômetros, a área de abrangência da atuação em Mato Grosso engloba os municípios que compõem o Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia: Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garças, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Tesouro, General Carneiro, Barra do Garças.

09h10 – Já está presente no local o cantor sertanejo Chitãozinho, embaixador do evento. O cantor foi escolhido, entre outros motivos, por ter se comprometido a reflorestar área de 58 hectares desmatados de sua fazenda.

 

09h25 – O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), afirmou que irá cobrar de Bolsonaro investimento nas rodovias federais que cortam Mato Grosso. A AL tem título de cidadão mato-grossense a entregar para o presidente, mas talvez não dê tempo para a homenagem.

09h34 – O secretário-chefe da Casa Civil do Estado de Mato Grosso, Mauro Carvalho, afirmou que Mauro Mendes deve apresentar demandas do Estado a Bolsonaro. Ele declara que a pauta a ser debatida é extensa, mas esse é o momento de debater meio ambiente. “É extremamente importante para Mato Grosso o Rio Araguaia junto com essa parceria com o Governo de Goiás. O governo Mauro Mendes tem investido em crescimento sustentável.

09h47 – Sob forte esquema de segurança, o presidente Jair Bolsonaro chega a região do Araguaia. Ele foi recebido por autoridades de Mato Grosso e Goiás, além da população que acompanha a visita presidencial.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…