abril 26, 2024

Home Brasil Brasil retoma testes da vacina de Oxford nesta segunda-feira

Brasil retoma testes da vacina de Oxford nesta segunda-feira

4 min ler
0
O Brasil, um dos países mais afetados pela pandemia da covid-19, vai retomar nesta segunda-feira (14) os testes para uma vacina, que estão a ser desenvolvidos por um laboratório anglo-sueco e pela Universidade de Oxford.

“Depois de avaliar os dados referentes aos efeitos secundários adversos, a sua casualidade e o conjunto de dados de segurança gerados no estudo concluímos que a relação benefício-risco se mantém favorável e que, por isso, o estudo poderá ser retomado”, justificou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No entanto, a Anvisa ressalva que “continuará a acompanhar todos os efeitos secundários adversos ocorridos durante os testes e, no caso de ser identificado qualquer situação grave com os voluntários brasileiros, tomará as medidas pertinentes para garantir a segurança dos participantes.

No sábado, o laboratório AstraZeneca, responsável por estes testes, tinha anunciado a retomada dos ensaios clínicos que se estão ocorrendo em laboratórios no Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e África do Sul, que tinham sido interrompidos depois de um voluntário ter sofrido uma reação adversa.

Esta é uma das muitas vacinas que estão sendo criadas em todo o mundo, “em grande velocidade”, para tentar conter a pandemia provocada pelo novo coronavirus, que já causou mais de 28 milhões de infecções e de 900 mil mortos.

A vacina britânica é considerada como uma das mais promissoras.

Esta semana, depois da suspensão dos ensaios clínicos, a Anvisa declarou que no Brasil não existem relatos de voluntários com efeitos secundários adversos graves e referiu que estava em contato com o laboratório para ter acesso à totalidade das informações.

Por seu turno, o Ministério da Saúde sublinhou que a prioridade é a segurança de todos os voluntários envolvidos nos testes, que “tem por base o standard internacional das Boas Práticas Clínicas”.

A AstraZeneca iniciou os testes da fase 3 da potencial vacina contra a covid-19 no Brasil no final de junho, segundo explicou a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), uma das responsáveis por estes ensaios.

“No Brasil o estudo envolverá cinco mil voluntários e avança como o esperado. Muitos já receberam a segunda dose e até ao momento não houve registro de efeitos graves na saúde”, indicou.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…

Acesse – SITE PODER LEGISLATIVO

ACESSE – SITE DO PODER EXECUTIVO

PANDORA ISP-ACESSE O SITE

SOYAGRO-PORTO DOS GAÚCHOS

CURTINHAS & SOCIAL

FALE COM O PORTO NOTICIAS

TV Notícias

Polícia

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com