Home Brasil Brasil tem 433 casos suspeitos de coronavírus em 23 estados

Brasil tem 433 casos suspeitos de coronavírus em 23 estados

4 min ler
0

O Ministério da Saúde contabilizou até o meio-dia desta segunda-feira (2) 433 casos suspeitos de covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV2), além de dois casos, importados da Itália, já confirmados no estado de São Paulo.

Até agora, já foram descartadas 162 suspeitas.

Pela primeira vez, a região Norte tem casos suspeitos de covid-19: dois no Pará, um no Amazonas e outro em Rondônia. Apenas Acre, Amapá, Roraima e Tocantins não possuem suspeitas do novo vírus em todo o país.

São Paulo continua liderando as suspeitas, com 163 casos, de acordo com o ministério.

O Ministério da Saúde justifica o aumento do número de casos em função da nova metodologia adotada, que agora prevê o repasse dos casos registrados pelas secretarias de saúde dos estados sem que haja a rechecagem por parte de servidores da pasta.

A partir de hoje, o Ministério da Saúde passa a considerar também, além de casos suspeitos, casos prováveis. A definição é de “pessoa que manteve contato próximo com caso confirmado por covid-19 e que, nos últimos 14 dias, apresente febre (igual ou superior a 37,8°C) ou pelo menos um dos seguintes sinais e sintomas: tosse; fadiga; produção de escarro; dificuldade para respirar; mialgia/artralgia; dor de cabeça; calafrios; congestão nasal; congestão conjuntival; dificuldade para deglutir; dor de garganta; coriza; manchas vermelhas pelo corpo; gânglios linfáticos aumentados; diarreia; náusea ou vômito.”

“São casos que estão convivendo com o caso confirmado, então é a esposa, o filho… caso manifestem sintomas “, explicou o secretário em Vigilância em Saúde da pasta, Wanderson de Oliveira.

Oliveira ressaltou que a expansão dos sintomas vale apenas para os casos prováveis “porque alguns coronavírus podem causar sintomas digestivos”.

“Vamos monitorar para entender a dinâmica do vírus circulando no território nacional.”

Em relação aos casos suspeitos, continua a valer apenas a febre e os sintomas respiratórios.

A Fiocruz, por meio do seu laboratório de produção Bio-Manguinhos, vai produzir 30 mil testes do novo coronavírus. Inicialmente, serão distribuídos 10 mil exames em todas as regiões do país.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…