Home Brasil Brasil tem 685.427 casos confirmados e 37.312 mortes causadas pela doença

Brasil tem 685.427 casos confirmados e 37.312 mortes causadas pela doença

4 min ler
0

O Brasil tem 685.427 casos confirmados de Covid-19 e 37.312 óbitos causados pela doença. Os números foram divulgados, neste domingo, pelo Ministério da Saúde.

O órgão voltou a divulgar os dados acumulados referente aos novos casos e mortes contabilizadas. No entanto, não incluiu na apresentação o total de óbitos em 24 horas que, em uma conta de subtração feita chega a 1.382.

Na sexta-feira e no sábado, o Ministério da Saúde não divulgou o número total de infectados e mortos.  Além disso, nos últimos três dias, os dados estavam sendo publicados por volta de 22h. Neste domingo, a pasta distribuiu os números pouco antes de 21h.

No sábado, o presidente Jair Bolsonaro explicou que o atraso tem por objetivo evitar “subnotificação e inconsistências”. Porém, esse novo procedimento do governo federal tem recebido críticas de instituições e representantes da sociedade civil, entre os quais o ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia Para Mandetta, “o Estado está mais novivo que a doença”, enquanto Maia defendeu o pronto restabelecimento da divulgação.

Neste domingo, a Sociedade Brasileira de Infectologia divulgou uma nota de repúdio à “falta de transparência” do Ministério da Saúde: “É fundamental que em uma pandemia de tamanha magnitude tenhamos os números reais. Somente com informações epidemiológicas confiáveis será possível a avaliação das medidas atuais e o planejamento de açoes para combater a propagação do novo coronavírus”.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que está finalizando a adequação da divulgação e ferramentas de informação sobre casos e óbitos de Covid-19. O órgão destacou que, neste domingo, é possível conferir dados referentes ao Brasil, regiões, estados e capitais.

“O objetivo é que, nos próximos dias, estejam disponíveis em uma página interativa que possa trazer os resultados desejados pelo usuário. Assim, será possível acompanhar com maior precisão a dinâmica da doença no país e ajustar as ações do poder público diante a cada momento da resposta brasileira à doença”, diz um trecho da nota.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…