Home Legislativo Câmara recebe denúncia contra prefeito Vanderlei de Abreu e Instala CPI para propor cassação

Câmara recebe denúncia contra prefeito Vanderlei de Abreu e Instala CPI para propor cassação

6 min ler
0

Na sessão ordinária realizada na noite de segunda-feira, 5 de agosto, a Câmara de Vereadores de Porto dos Gaúchos aprovou uma denúncia de infração político-administrativa contra o prefeito Vanderlei Antônio de Abreu.

A denúncia, feita pelo cidadão Manoel Adriano Alonso Azoia em 5 de agosto de 2024, solicita uma investigação sobre suposto superfaturamento e irregularidades na contratação de uma empresa de dedetização pelo município.

Este é um novo capítulo para uma questão já debatida anteriormente. Em abril deste ano, a mesma denúncia foi arquivada pela Câmara. Na época, o vereador presidente Leandro Budke justificou que só poderia votar em caso de empate e por isso a denúncia não obteve coro suficiente para a aprovação.

No entanto, desta vez, após análise pela comissão de justiça da Câmara, a denúncia foi aprovada por dois votos a um dentro da comissão. Em plenário, a abertura do inquérito foi aprovada com cinco votos favoráveis dos vereadores Ivo Castro, Professor Enos, Luciane Bündchen, Ângela Piovesan e Leandro Budke. Três vereadores votaram contra a abertura da CPI, Tenente Donizete, Valdir Bobbi e Antônio Carrasco “Tampinha”, enquanto o vereador Éder Boldrin se absteve. Com a maioria dos votos, a denúncia foi oficialmente recebida.

Em seguida, foram sorteados os vereadores que irão compor a comissão processante para apurar os fatos: Tampinha, Ângela e Ivo. Entre eles, serão escolhidos o relator e o presidente da comissão.

Paralelamente, fatos semelhantes aos da denúncia são objeto de uma ação judicial de Improbidade Administrativa com pedido de ressarcimento ao erário público, movida pelo Ministério Público contra o prefeito, a empresa de dedetização e seu representante. Este processo tramita em segredo de justiça e agora também será investigado pela Câmara Municipal.

Outro lado

O prefeito Vanderlei de Abreu, ao ser contatado pela reportagem, afirmou estar tranquilo em relação à denúncia, classificando-a como um “fato requentado”.

Segundo ele, a própria gestão tomou as medidas cabíveis quando notificada pela controladoria, resultando na devolução dos recursos pela empresa envolvida. “É a mesma denúncia, que já foi arquivada da outra vez, assunto que já foi tomado as providências, e a empresa devolveu o recurso inclusive. A lei é clara em que não havendo prejuízo não há de se falar em crime. O presidente do legislativo atropelou a votação, vejo problemas sérios de erros na votação na Câmara, mas estou bem tranquilo quanto a isso e nosso jurídico vai começar a tomar as providências. Vejo interesse eleitoreiro nisso tudo, e sei que a população também está ciente disso”, disse o prefeito.

Os próximos passos serão definidos pela comissão processante, que deve iniciar a apuração dos fatos narrados na denúncia. A comunidade de Porto dos Gaúchos aguarda com expectativa os desdobramentos do processo que pode levar à cassação ou não do mandato do prefeito Vanderlei de Abreu pela câmara.

Fonte: Porto Noticias

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Legislativo
Comentários estão fechados.

Verifique também

MPMT abre nova seleção para estagiários do curso de direito no interior

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso divulgou novo edital de seleção pública de e…