Home Agronegócio Carlos César Floriano da VMX destaca prêmio pecuária saudável

Carlos César Floriano da VMX destaca prêmio pecuária saudável

8 min ler
0

Foram anunciados na tarde de sexta-feira, 13 de agosto de 2021, os vencedores das três categorias do ‘Prêmio Pecuária Saudável – Educação e Comunicação para Defesa Sanitária’. Conforme informações de Carlos César Floriano, CEO do Grupo VMX, “ao todo, 49 projetos de instituições públicas, privadas e do terceiro setor foram inscritos no concurso”, explica.

Por conta da pandemia da Covid-19, o anúncio ocorreu de forma online e os vencedores de cada categoria receberão certificado de premiação e um tablet.

A iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), reconhece, premia e difunde as boas práticas organizacionais e profissionais voltadas à educação e comunicação social em apoio às ações de defesa sanitária animal.

Na categoria instituição privada, o primeiro lugar foi para o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Mato Grosso do Sul com o projeto “Programa de Educação Sanitária e Saúde Animal do Senar”. Segundo Carlos César Floriano, “voltado para produtores rurais, técnicos, estudantes e demais interessados no setor agropecuário, o programa busca desenvolver ações destinadas à redução de riscos zoossanitários”, esclarece.

Em segundo lugar, ficou a “Cartilha do Produtor”, do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul (Fundesa). O terceiro lugar para “A Literatura de Cordel na Educação Sanitária”, da UniNordeste Caucaia (Ceará), com destaque para a professora Vanessa Porto Machado.

Já na categoria instituição pública, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf-ES) ganhou com o projeto “Plano Estadual de Educação e Comunicação em Saúde Animal – 2020-2021”. O projeto busca fomentar a notificação de suspeitas ou ocorrências de doenças em animais de produção por meio de ações educacionais e de comunicação social.

O segundo foi conquistado pela “Comissão de Educação Sanitária (CES)”, da Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo (SFA-SP), que promove capacitação, promoção e execução de projetos destinados e focados no fortalecimento da educação sanitária para os mais diversos públicos do agro. O terceiro lugar foi o projeto “Sanitarista Júnior”, da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca do Governo de Santa Catarina.

O projeto “Educar brincando”, do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa), foi o vencedor da categoria terceiro setor. A instituição busca formar multiplicadores em educação sanitária.

“Os segundo e terceiro colocados de cada categoria receberão certificados de premiação” relata Carlos César Floriano.

Todos que participaram, em especial aos vencedores do prêmio, que com a realização dessas práticas em apoio às ações de defesa sanitária animal contribuem na proteção do rebanho pecuário nacional merecem os parabéns, pois, por meio de ações educativas, de conscientização e de comunicação, o Brasil estará cada vez mais próximo de uma importante conquista que é a pecuária sustentável, eficiente e transformadora.

Carlos César Floriano apresenta a Comissão de Educação Sanitária

A comissão foi criada há dez anos e atua em iniciativas para a prevenção de problemas sanitários no estado de São Paulo, por meio de palestras, encontros e publicações que orientam produtores rurais a evitar problemas sanitários graves nas propriedades.

A ação mais recente foi o lançamento de uma publicação para orientar produtores a adotar boas práticas no uso de produtos veterinários. Para Carlos César Floriano, “com as dicas repassadas, eles evitam a resistência a medicamentos e a presença de resíduos químicos em alimentos”, conclui.

A premiação é um importante reconhecimento da articulação entre entidades públicas, privadas, instituições de pesquisa e de ensino. É uma ferramenta poderosa para ampliar o alcance das ações na promoção e ampliação do conhecimento voltado à educação sanitária.

Os trabalhos desenvolvidos pela Comissão são um exemplo de excelência na prestação de serviço à sociedade e à agropecuária nacional por meio da educação.

Assessoria

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Dinheiro pra comprar TV e mais: o que se sabe sobre mulher que levou cadáver a banco

Uma mulher, de 42 anos, foi presa nesta terça-feira, 16, após levar um cadáver a uma agênc…