Home Agronegócio Caso da “vaca louca” de MT é encerrado e Brasil mantém status sanitário de risco insignificante

Caso da “vaca louca” de MT é encerrado e Brasil mantém status sanitário de risco insignificante

5 min ler
0

A Organização Internacional da Saúde Animal (OIE) determinou o encerramento do caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida popularmente como doença da vaca louca, registrado na sexta-feira (31), em um animal de Mato Grosso. Com isso mantém o status sanitário do Brasil segue como “risco insignificante” para a doença. A exportação do produto para a China chegou a ser suspensa em cumprimento do protocolo bilateral assinado em 2015, que determina que as autoridades chinesas concluam suas avaliações levando em consideração os riscos de contaminação.

O caso registrado em Mato Grosso é “atípico” e foi diagnosticado em um animal de 17 anos, alimentado a pasto e que apresentou sintomas neurológicos após um longo stress de transporte, condição que afasta a possibilidade da forma clássica da doença. A Organização ainda afirmou que haverá relatórios suplementares sobre o caso.

A China é um dos principais mercados de carne brasileira no exterior, a decisão de suspender a exportação foi tomada pelo governo brasileiro devido ao acordo assinado com o país em 2015. No acordo os certificados sanitários deixarão de ser emitidos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) e passa a ser emitido pelas autoridades chinesas após avaliação dos riscos.

De acordo com o veterinário do Instituto Mato-grossense de Carne, Guilherme Nolasco, nunca houve registro da presença de casos de EEB clássico no Brasil, o que torna a carne um fator de risco para o consumo humano. “O desenvolvimento dos casos clássicos ocorre quando o bovino se alimenta de subprodutos derivados de proteína animal, o que não ocorre no país. A alimentação do rebanho é prioritariamente a pasto e a suplementação com ração de origem vegetal. Nós temos um dos rebanhos mais saudáveis e a nossa carne atende a todos os padrões de qualidade e sanitários”, afirma.

Veja nota na íntegra;

Atualização sobre um caso de EEB atípico verificado em Mato Grosso

1 – Examinada a notificação da ocorrência pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), este órgão determinou hoje (3) o encerramento do caso sem alteração do status sanitário brasileiro, que segue como risco insignificante para a doença.

2 – A OIE informou ainda que não haverá relatórios suplementares sobre o caso.

3 – No caso da China, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil suspendeu temporariamente a emissão de certificados sanitários até que a autoridade chinesa conclua sua avaliação das informações já transmitidas sobre o episódio, cumprindo-se, assim, o disposto no protocolo bilateral assinado em 2015.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…