Home Brasil CCJ do Senado deve votar reforma da Previdência e PEC paralela hoje

CCJ do Senado deve votar reforma da Previdência e PEC paralela hoje

3 min ler
0

A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado Federal deve votar nesta quarta-feira (4) o parecer do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) a respeito da reforma da Previdência.

A sessão está marcada para começar às 9h. Em seu relatório, Jereissati foi favorável à proposta e às emendas nºs 52 e 82. Também apresentou nove emendas e rejeitou as demais apresentadas.

Após acordo nesta terça-feira (3) entre líderes partidários, também ficou determinada a votação da PEC paralela, que inclui estados e municípios e outros itens que ficaram de fora da reforma.

Com isso, o texto ganha 30 dias de tramitação conjunta com o base da reforma, já que antes ele só poderia ser apresentado após a aprovação do projeto original.

A PEC paralela é uma forma de evitar a volta da reforma da Previdência para a Câmara, o que ocorreria se houvesse mudanças feitas pelo Senado.

Segundo o Senado Federal, foram apresentadas mais de 480 sugestões de emendas à Proposta pelos senadores e realizadas seis audiências públicas de instrução sobre a proposta.

Tramitação da proposta

O texto deverá ser analisado pela CCJ e passar por duas votações no plenário do Senado, onde precisará ser aprovado por 3/5 dos senadores, o que equivale a 49 votos.

Se for aprovado pelo senado sem mudanças, o texto é promulgado e se transforma em uma emenda à Constituição. O Senado pode aprovar apenas uma parte, que pode ser promulgada separadamente. Nesse caso, a parte restante retorna à câmara dos deputados.

Se o Senado aprovar um texto diferente do da Câmara, este texto volta para os deputados que analisam novamente a proposta. Para uma emenda ser promulgada, o mesmo texto precisa ser aprovado pelas duas casas.

O primeiro turno da votação foi aprovado em 10 de julho passado, antes do recesso parlamentar. Na ocasião, os deputados aprovaram o texto por foram 379 votos favoráveis a 131 contrários. Já no segundo, houve 370 votos favoráveis e 124 contrários.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…