Chegam ao fim etapas regionais classificatórias dos Jogos Escolares da Juventude

Após envolver todos os municípios das 10 regiões esportivas de Mato Grosso, chegaram ao fim nesta quarta-feira (10.07) as etapas regionais dos Jogos Escolares da Juventude. A região esportiva nordeste foi a última a ter suas escolas disputando, em Porto Alegre do Norte, as vagas para as etapas estaduais. De 05 a 10 de julho, 14 escolas representaram os municípios de Alto Boa Vista, Confresa, Porto Alegre do Norte, Novo Santo Antônio, São Felix do Araguaia e Vila Rica.

Os relatórios finais com resultados da competição em todas as regiões esportivas, com classificação por modalidade, gênero e categoria, pode ser acessado AQUI.

“Conseguimos efetivar a etapa regional no calendário de jogos neste ano. E isso é uma grande conquista nesta gestão, pois a etapa dá a possibilidade de todos os municípios participarem da competição. O resultado do evento foi muito bom, o nível técnico das equipes pôde ser aperfeiçoado, com aprendizado e respeito entre os estudantes, fora que contribuiu para o impulsionamento do esporte educacional”, celebra o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec.

As fases regionais da competição reuniram, de maio a julho deste ano, cerca de sete mil alunos-atletas de 300 instituições de ensino públicas e privadas de 119 municípios mato-grossenses. Atualmente, o evento é considerado a maior competição escolar do Estado.

O público presente nas 10 etapas regionais também confirmou a importância do esporte educacional para a população mato-grossense. Aproximadamente 100 mil pessoas prestigiaram as aberturas oficiais e as partidas que prosseguiam durante a semana em diferentes locais de competição, demonstrando o reconhecimento popular aos Jogos Escolares da Juventude.

Em todos os municípios-sede, a abertura dos Jogos contou sempre com arquibancadas lotadas e grande envolvimento de público. As cerimônias de abertura oficial trouxeram espetáculos à parte, combinando a entrada das delegações, apresentações artísticas-culturais e acendimento da tocha que simbolizava o início da competição escolar.

“A população foi muito receptiva e incentivou o esporte educacional por todas as cidades por onde a competição passou. Esperamos que o público também marque presença e faça parte do espetáculo na fase estadual que começa já na próxima semana”, finaliza o secretário Allan Kardec.

Programação etapa estadual

A partir da próxima semana, as escolas vencedoras de cada região começam a disputar as vagas para as etapas nacionais organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

De 16 a 22 de julho, o município de Sorriso receberá a competição estadual da categoria B, que engloba estudantes de 12 a 14 anos. De 28 de julho a 03 de agosto, será a vez de Água Boa sediar as disputas estaduais da categoria A, de 15 a 17 anos. Nessa nova etapa, os esportes individuais também passam a fazer parte dos Jogos Escolares, com competições em Várzea Grande, de 19 a 24 de setembro.

Fonte :

Assessoria

Deixe seu comentário: