Home Agronegócio Colheita da nova safra de algodão espera engrenar. Porto dos Gaúchos é a mais avançada, com 6% da área colhida

Colheita da nova safra de algodão espera engrenar. Porto dos Gaúchos é a mais avançada, com 6% da área colhida

6 min ler
0

As lavouras formando um grande tapete branco denunciam a hora da colheita do algodão em Mato Grosso. Ainda no início dos trabalhos no campo e em fase de ajuste nas colheitadeiras, o Instituto de Economia Agropecuária de Mato Grosso (Imea) aponta que a colheita de algodão no Estado avançou 1,32% até o fim de semana passado, alcançando assim 3,54% de área colhida até o momento e começando a movimentar vários setores da economia estadual.

Segundo o Imea, ao todo, os cotonicultores plantaram na safra 2018/19 cerca de 1,072 milhão hectares de algodão no estado, representando um aumento de 35% em relação à safra passada. A maior região produtora de algodão em Mato Grosso é a oeste, que contempla o município de Sapezal, por exemplo, com cerca de 361 mil hectares, seguida da região sudeste, com cerca de 328 mil hectares, que contempla o município de Campo Verde, por exemplo.

A estimativa do Imea é que a safra 2018/19 vai gerar uma produção de 1,846 milhão de toneladas de algodão em pluma em Mato Grosso. Novamente a região oeste do estado deve ser a maior produtora, com cerca de 645 mil toneladas de algodão em pluma, seguida da região sudeste do estado, com cerca de 510 mil toneladas. Depois destaca-se a região médio-norte, que contempla o município de Lucas do Rio Verde, por exemplo, com cerca de 409 mil toneladas.

A estimativa traçada pelo órgão estadual é que esta nova safra vai resultar em uma produtividade média de 115 arrobas de algodão em pluma por hectare. Dentro do avanço da colheita, os dados mostram que a região noroeste do estado, que inclui o município de Porto dos Gaúchos, por exemplo, é a mais avançada, com 6% da área colhida, seguida da região sudeste, que também inclui a cidade de Pedra Preta, por exemplo, com 4,55% da área colhida.

Com a entrada da colheita no estado, o preço do algodão em pluma finalizou a semana em queda de 0,72% e cotado a um preço médio semanal de R$ 83,32/arroba. Em relação aos negócios, o Imea também divulgou o andamento das comercializações da pluma mato-grossense para as safras 18/19 e 19/20, referente ao mês de junho. O Instituto apontou avanços de 1,68 p.p. e 3,37 p.p. para ambas as safras em relação a maio, alcançando assim 77,75% e 39,66% da produção já comercializada, respectivamente.

“Essa baixa evolução nas negociações, principalmente na safra que está no campo, está ligada à desvalorização no preço médio mensal comercializado de 0,98% para safra 18/19 e 0,92% na safra 19/20, que por sua vez foram reflexo da retração das cotações da pluma na bolsa de Nova Iorque e do dólar ao longo do último mês”, analisa o órgão.

Além disso, conforme o Imea, o início da colheita do algodão no estado foi outro ponto que influenciou nas vendas da safra 18/19, visto que o cotonicultor aguarda a evolução do processo no campo e o beneficiamento da fibra para confirmar os resultados produtivos das lavouras, para que assim evolua na comercialização da pluma nos próximos meses.

Quanto às exportações, daqui em diante, com a entrada da nova safra que já está sendo colhida, segundo os dados de oferta e demanda do Imea, é esperado que sejam exportadas 1,23 milhão de toneladas de pluma da safra 18/19, representando assim 55,70% a mais que a safra 17/18, sinalizando mais um recorde no escoamento da fibra do estado.

 

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…