Home Brasil Com alta do dólar, supermercados estimam impacto de 5% nos preços

Com alta do dólar, supermercados estimam impacto de 5% nos preços

3 min ler
0

Os produtos importados como vinhos, queijos, chocolates e bacalhau já estão mais caros nos supermercados. Com a escalada do dólar, que nesta quarta-feira (13) bateu novo recorde e passou a ser vendido a R$ 5,90, esses itens tiveram uma média de aumento de 5%.

A estimativa é da Apas (Associação Paulista de Supermercados). Para o consumidor, a associação orienta a buscar substituições e alternativas em produtos de melhor custo-benefício ou nos itens nacionais.

Mas, para os chamados produtos industrializados em transformação, como pão, bolo, macarrão e biscoitos, mais difíceis de serem substituídos, o impacto deve ser maior por causa da farinha de trigo. A previsão é que os preços tenham média de aumento de 15% até julho. Isso ocorre porque o índice de reajuste varia de acordo com a porcentagem de trigo que é utilizada.

Com a crise provocada pelo coronavírus, as empresas nesse momento estão preferindo tirar da margem de risco, para não acabar repassando o impacto da moeda americana. O momento está mais para venda do que para repor custo nos preços”, afirma Omar Ahmad Assaf, vice-presidente da Apas.

Assaf explica que, além do aumento do dólar, houve problemas de produção na Argentina, principal fornecedor de trigo para o Brasil. A substituição de produtor afeta a situação tributária, o que também provoca impacto nos preços.

“A solução não é aumentar o preço. Às vezes, é a busca do custo menor, para manter o consumo maior. Cada um está buscando alternativas, não só de repassar custo, porque acaba inviabilizando as vendas”, avalia o vice-presidente da Apas.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…