Home Estaduais Com larga vantagem, Mauro Mendes é reeleito governador no 1º turno com mais de 68% dos votos

Com larga vantagem, Mauro Mendes é reeleito governador no 1º turno com mais de 68% dos votos

3 min ler
0

O governador Mauro Mendes (União Brasil) foi reeleito neste domingo (02). Com mais de 99% das urnas apuradas até o momento, Mauro já soma 68,45% dos votos válidos e 1.112.784 votos.

Com esse resultado, ele entra para a história política de Mato Grosso com o quarto chefe do Executivo estadual a conquistar um novo mandato ainda no primeiro turno.

Com larga vantagem desde o início da apuração, Mauro desbancou seus três adversários nessa disputa: a primeira-dama de Cuiabá Marcia Pinheiro (PV), tem 16,41% e 266.813 votos.

O Pastor Marcos Ritela (PTB), 14,35%; e Moisés Franz (PSOL), que soma 0,80%.

Desde o início da campanha, Mauro encarou um cenário favorável para a reeleição. A estratégia adotada pelo governador de adiar até o último minuto o anúncio da sua candidatura desorganizou a oposição, que “bateu cabeça” por um bom tempo atrás de um nome que pudesse enfrentar Mauro nas urnas.

Depois de muitas cogitações – e até ensaio de candidatura do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), inimigo político de Mauro –, o grupo fechou apoio ao nome de Marcia, que prometia ser o maior “calo no sapato” do governador, mas acabou não tendo força suficiente para se tornar uma verdadeira ameaça à reeleição.

Reeleições

Mato Grosso não tem histórico de levar para o segundo turno uma votação para o Governo do Estado. Antes de Mauro, três governadores conquistaram a reeleição ainda no primeiro turno: Dante de Oliveira, em 1998, com 53,9%; Blairo Maggi, em 2006, com 65,3% dos votos; e Silval Barbosa, que em 2010 conquistou o seu segundo mandato consecutivo com 51,2% dos votos – lembrando que Silval assumiu o Governo com a saída de Blairo para o Senado, em 2008.

Da lista de governadores que tentaram a reeleição, o único que não teve êxito foi Pedro Taques, que eleito em 2014 com 57,2% dos votos, se viu amargando o terceiro lugar em 2018, conseguindo apenas 19% dos votos.

 

Lislaine dos Anjos/RD News

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Frigorífico Blau 2R em Porto dos Gaúchos é interditado temporariamente por questões documentais

O frigorífico Blau 2R, localizado em Porto dos Gaúchos, foi temporariamente interditado pa…