Home Brasil Conep aprova 3ª fase da vacina do Butantan contra covid-19

Conep aprova 3ª fase da vacina do Butantan contra covid-19

3 min ler
0

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) aprovou a realização da terceira fase de ensaios clínicos da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac Biotech. A informação foi divulgada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), nesta quinta-feira (9) pelas redes sociais. E comemorou: “Excelente notícia”.

Na sexta-feira (3), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a realização de testes da vacina. Em nota, a Anvisa informou que os testes devem ser desenvolvidos em diferentes locais do Brasil.

A vacina CoronaVac, produzida a partir de cepas inativadas do vírus, está na terceira etapa, quando a vacina já pode ser administrada a um número maior de pessoas.

O estudo clínico envolverá 9 mil voluntários distribuídos nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal. Parte delas receberá a vacina e outro grupo deve receber um placebo, sem efeito. O objetivo é verificar se há o estímulo à produção de anticorpos para proteção contra o vírus.

A Anvisa afirmou que os estudos da primeira e segunda fases, realizados em humanos saudáveis e em animais, mostraram segurança e capacidade de provocar resposta imune “favoráveis”.

Na segunda-feira (29), o Instituto Butantan havia dito que, após o aval da Anvisa, o programa de testagem teria de passar por um conselho ético que iria validar a metodologia da testagem em humanos. A validação foi feita agora pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), ligada ao Ministério da Saúde.

O custo da testagem é estimado em R$ 85 milhões e prevê a transferência de tecnologia para que a vacina chinesa possa ser produzida no Brasil. Esta é a segunda vacina a receber autorização para testes no país. Em junho, a Anvisa liberou a realização de ensaios clínicos de uma vacina produzida na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…