Home Estaduais Contribuintes que possuem débitos em dívida ativa relacionados ao tributo de ICMS, IPVA e ITCD podem buscar negociação

Contribuintes que possuem débitos em dívida ativa relacionados ao tributo de ICMS, IPVA e ITCD podem buscar negociação

5 min ler
0

Contribuintes que possuem débitos em dívida ativa relacionados ao tributo de ICMSIPVA e ITCD podem buscar a Procuradoria Geral do Estado para renegociação por meio do programa de Recuperação de Crédito (Refis).

A negociação permite descontos de até 75% nos juros e multas. O desconto também é válido para quem tem dívidas com órgãos estaduais como Sema, Detran, Procon, Indea e Ager, por meio do Programa Regularize.

Conforme último levantamento da Subprocuradoria-geral Fiscal, nos primeiros meses de 2020 foram concluídas 96.823 mil negociações de quitação de débitos.  Além de desconto, o cidadão também pode optar pelo parcelamento em até 60 meses com parcela mínima de duas Unidades Padrão Fiscal (UPF), qual seja, R$ 303,30 (UPF de junho/2020: R$ 151,15).

Refis e Regularize foram restituídos pelo Governo de Mato Grosso e o prazo para adesão ao programa termina no dia 31 de julho. O montante refere-se a contribuintes que possuem débitos até 2016. No caso dos débitos do Regularize não inseridos em dívida ativa, a renegociação deve ser feita no órgão que deu origem.

Para a quitação, o cidadão pode optar pelo atendimento online no site, canais de atendimento ou de forma presencial na sede da Procuradoria, localizada na Avenida República do Líbano, em Cuiabá.

O horário de atendimento neste período de pandemia é das 7h30 às 13h30. No atendimento da pessoa física é necessário apresentar cópia dos documentos pessoais. Já para a jurídica, é necessário levar cópia dos documentos pessoais do sócio ou do procurador, assim como cópias do contrato social e a última alteração contratual.

A negociação pode ser feita pelos sites da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz). A demanda também pode ser respondida pelo e-mail: refis_pge@pge.mt.gov.br. Para quem mora em outras cidades de Mato Grosso, pode buscar atendimento nos postos do Ganha Tempo. Há unidades em Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Várzea Grande, cujos endereços e telefones estão disponíveis no endereço eletrônico: http://rioverde-ganhatempo.com.br/servicos/. O atendimento é feito por agendamento.

Ao emitir o boleto para pagamento no site, o contribuinte deve se atentar para que seja feita a retirada de duas guias, sendo uma delas para o pagamento de tributos e outro referente a despesas processuais. A finalização da negociação só é possível com a quitação dos dois boletos.

Os contribuintes que não negociarem o débito terão a dívida enviada para protesto ou ajuizamento no Poder Judiciário. O levantamento da restrição no cartório nos órgãos de proteção ao crédito (SPC/SERASA) ocorre até cinco dias após quitação da dívida na PGE e dos emolumentos no Cartório.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…