Home Política Deputada Rosa Neide se reúne com representantes da Câmara Setorial Temática da Mulher da Assembleia Legislativa de MT

Deputada Rosa Neide se reúne com representantes da Câmara Setorial Temática da Mulher da Assembleia Legislativa de MT

6 min ler
0

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou nesta terça-feira (13) de reunião da Câmara Setorial Temática da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A atividade coordenada pela professora Jacy Proença contou com a presença da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Glaucia Amaral, da defensora pública, Rosana Leite e do deputado Dr. Leonardo (SD).

A reunião tratou do Projeto de Lei (PL) 5435/2020, do senador Eduardo Girão (Podemos/CE), que propunha o fim do aborto legal, previsto na legislação brasileira há décadas. O PL já tinha como relatora a senadora Simone Tebet (MDB-MS), mas devido à pressão do movimento de mulheres e de Direitos Humanos foi retirado de pauta na segunda-feira (12).

Entretanto, a deputada Rosa Neide destacou que o governo federal deverá promover no mês de maio, um dia de mobilização contra o aborto. “A ministra da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves já anunciou que irão criar em maio, o dia nacional contra o aborto. Farão campanhas. Querem acusar as mulheres de assassinato. Isso é um verdadeiro absurdo. O que nós defendemos é a vida da mulher. O que nós defendemos é a legislação que já prevê a possibilidade do aborto legal, com acolhimento do SUS, em casos de estupros, quando a gestação coloca em risco a vida da mulher e em casos de bebês anecefalos”, disse.

A defensora Rosana Leite reafirmou as palavras da deputada e destacou a luta pelos direitos humanos das mulheres. “Não podemos permitir que haja essa campanha de ódio contra as mulheres. Não podemos permitir retrocessos nos direitos conquistados, com muita luta, pelas mulheres. O PL 5435 foi retirado de pauta, mas virão outros. Por isso precisamos estar na luta e vigilantes”, afirmou.

Glaucia Amaral afirmou que a campanha que o governo pretende fazer contra o aborto pode ser caracterizada como improbidade administrativa. “Gastar dinheiro público contra o aborto é inconstitucional, porque a maioria das pessoas é contra o aborto. O governo fazer essa propaganda é improbidade. O que queremos é a manutenção do aborto legal, que já está previsto no ordenamento jurídico. As mulheres estão morrendo com abortos clandestinos não podemos permitir essas campanhas contra os direitos das mulheres, contra o SUS”, destacou.

Por sua vez, a professora Jacy Proença pediu aos deputados que mantenha a reunião agendada anteriormente com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para que as mulheres que compõe a Câmara Temática possam fazer os encaminhamentos. “Nessa reunião trataríamos da importância de se impedir a votação do PL 5435, mas mesmo que ele já tenha sido retirado de pauta é importante mantermos a reunião, porque mais ataques contra as mulheres estão sendo programados, como relatou a deputada Rosa Neide”, citou.

Professora Jacy também pediu a realização de audiência pública para debater o aborto legal. Rosa Neide concordou e disse que vai propor a audiência, que poderá ser realizada na Câmara ou na Assembleia Legislativa.

O deputado Leonardo se colocou ao lado da luta das mulheres e como coordenador da bancada federal citou que vai propor a manutenção da reunião com Arthur Lira. Também se colocou à disposição para promover a audiência pública junto com a deputada Rosa Neide.

Volney Albano/Assessoria 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Porto dos Gaúchos recebe de 2 a 4 de abril Projeto ‘Nossa Energia’ que realiza troca de lâmpadas gratuitamente

A cidade de Porto dos Gaúchos recebe, de 02 a 04 de abril o projeto “Nossa Energia&#…