Home Brasil Economistas rebaixam previsão de crescimento do Brasil para 1,13%, 14ª queda seguida

Economistas rebaixam previsão de crescimento do Brasil para 1,13%, 14ª queda seguida

3 min ler
0

Analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Banco Central revisaram em 0,10 ponto porcentual para baixo a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) para 2019. De acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 3, a economia brasileira deve avançar 1,13% neste ano. Na semana anterior, a previsão era de 1,23%.

Com essa nova revisão, já são catorze semanas consecutivas em que o mercado financeiro prevê crescimento menor. As revisões começaram em fevereiro. Em janeiro deste ano, economistas chegaram a projetar o PIB em 2,57% no Boletim Focus.

É a primeira projeção de mercado divulgada após o índice oficial do primeiro trimestre. Na última sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou o PIB do período. A queda foi de 0,2% em relação ao quarto trimestre de 2018. Na comparação com o primeiro trimestre de 2018, houve crescimento de 0,5%.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. A projeção do mercado para os próximos três anos (2020, 2021 e 2022) é que o número avance 2,50%.

Além da queda no PIB, a previsão para inflação também foi revista pelos economistas: de 4,07% para 4,04%. O indicador segue abaixo da meta de inflação estipulada pelo governo, de 4,25%. O índice está dentro da margem de tolerância prevista pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), entre 2,75% e 5,75%, 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Os outros indicadores permanecem estáveis segundo estimativa do mercado. A expectativa é de que o dólar comercial feche o ano cotado a 3,80 reais. A Selic, taxa básica de juros da economia, foi mantida em 6,5% para o fim deste ano. A taxa básica está nesse patamar, o menor da história, desde março do ano passado.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…