Home Estaduais Em média, quase 200 pessoas têm se infectado por Covid-19 em Cuiabá diariamente; crescimento de 40%

Em média, quase 200 pessoas têm se infectado por Covid-19 em Cuiabá diariamente; crescimento de 40%

6 min ler
0

A capital mato-grossense, que na semana passada se tornou o epicentro da epidemia de Covid-19 na região Centro Oeste, registrou na última semana uma média diária de 200 novos casos da doença. Os dados contam no informe epidemiológico divulgado semanalmente pela Prefeitura de Cuiabá e compreendem o período entre os dias 21 de junho e 04 de julho. Em relação à semana anterior, o número de casos de infecção causada por coronavírus em residentes em Cuiabá cresceu 40,1%.

O boletim divulgado nesta terça-feira (07) refere-se à 27º Semana Epidemiológica (SE). A edição leva em consideração os casos levantados de 14 de março até 04 de julho. Em relação à semana anterior, o número de casos de Covid-19 em residentes em Cuiabá cresceu 40,1% (1.361 casos), sendo notificados, até 04 de julho, 4.755 casos.

Nesta semana (SE 27) foram 194,4 casos novos notificados diariamente, valor bem mais elevado que nas semanas anteriores (SE 26: 141,7 casos/dia; SE 25: 106,4 casos/dia; SE 24 82/dia; SE 23: 50 casos/dia; SE 22: 43/dia, SE 21: 23/ dia), evidenciando o acentuado incremento do número de casos de Covid-19 na capital.

O levantamento verificou, ainda, que entre a semana 19 e 22 os números de casos foram dobrando a cada semana, entretanto, apesar de não ter ocorrido essa duplicação de casos nas semanas seguintes, tão pouco houve a redução. Ao contrário, se mantém o crescimento exponencial do número de casos de Covid-19 em residentes na Capital. Somente nas últimas quatro semanas (07 de junho a 04 de julho) Cuiabá registrou 3.674 novos casos, ou seja, 77,3% dos casos notificados desde 14 de março.

Atualmente, conforme dados do site In Loco – que mapeia o indíce de isolamento no País diariamente -, Mato Grosso apresenta 41,5% de taxa de isolamento social. Cuiabá não possui ferramenta que aponte esses dados.

Vale lembrar que o comércio na Capital funcionava com restrições no período que antecedeu a avaliação relatada pela SE 27 e que, embora não seja possível afirmar a relação, existe um pequeno período de incubação do vírus, que demora alguns dias a se manifestar. Com mais pessoas nas ruas, maior é a circulação do coronavírus. No momento, Cuiabá cumpre quarentena coletiva obrigatória, por determinação da Justiça.

No dia 30 de junho, após reportagem do Olhar Direto, a Gerência de Vigilância da Prefeitura de Cuiabá se manifestou sobre o assunto e negou que o aumento do número de casos tenha relação com a flexibilização da quarentena decretada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) no mesmo período.

De acordo com Flávia Guimarães, responsável pela Vigilância, levantamento realizado junto aos casos identificados na Capital indicam que “a maioria” das contaminações ocorreu em “churrasquinhos” e pelo descumprimento do distanciamento social.

A gerente admitiu, no entanto, que a Vigilância não consegue apontar a origem de 100% dos casos notificados.

“Temos que entender que o vírus não irá embora, nós vamos ter que aprender a conviver com ele. Então, é importante que as medidas de restrição levem isso em conta. Todos estaremos expostos ao vírus em algum momento, não podemos fechar o comércio inteiro por dois anos para evitar contaminação”, pontuou.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…