Home Brasil Empresa chinesa recebe última autorização para testar vacina de covid-19 no Brasil

Empresa chinesa recebe última autorização para testar vacina de covid-19 no Brasil

2 min ler
0

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) do Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou a terceira fase dos testes da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela empresa farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já tinha dado autorização. O aval da Conep era a última etapa necessária para o início dos testes, que têm previsão de durar 12 meses.

A vacina usa cepas inativas do novo coronavírus. Nove mil pessoas participarão dos testes, em cinco unidades da federação: São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal. O parecer com a aprovação dos testes foi encaminhado aos pesquisadoras na última quarta-feira. Segundo o CNS, a Conep levou pouco mais de 24 horas para analisar o pedido

“A pesquisa demonstrou bons resultados nas outras fases realizadas. Com a publicação de muitos artigos sobre isso”, disse, por meio da assessoria de comunicação do CNS, o coordenador da Conep, Jorge Venâncio.

As etapas anteriores, que envolveram testes em animais e também em seres humanos, ocorreram na China. Agora, a testagem precisa ser feita em populações mais expostas ao vírus, caso do Brasil. Também será testada na Turquia, em Bangladesh e no Chile. No Brasil, haverá transferência de tecnologia da empresa chinesa para o Butantan, o que vai garantir a produção local da vacina, caso ela se mostre segura e eficaz.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…