Home Estaduais Escolas estaduais de Mato Grosso terão aulas não presenciais a partir de 03 de agosto/2020

Escolas estaduais de Mato Grosso terão aulas não presenciais a partir de 03 de agosto/2020

5 min ler
0

Uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Microsoft Corporation vai disponibilizar a todos os estudantes e professores da rede estadual de ensino o aplicativo Teams, uma ferramenta que vai auxiliá-los nas aulas não presenciais (online). As aulas na rede estadual serão retomadas a partir do dia 03 de agosto, de forma não presencial (online e off-line).

O aplicativo faz parte do pacote Microsoft 365, que oferece meios para viabilizar a aprendizagem online, com ferramentas que promovem a interação entre estudantes e professores. O aplicativo Teams é uma multiplataforma que pode ser utilizada a partir de um desktop (computador pessoal), notebook, tablet ou dispositivo móvel (celular).

Ao acessar o Teams, os professores poderão interagir com os estudantes, compartilhar arquivos e sites, criar blocos de anotações de classe, além de disponibilizar tarefas e questionários. Os estudantes poderão participar de webconferências com os colegas de classe.

Assim, a Seduc-MT, em parceria com a Microsoft, está gerando e-mails institucionais para professores e estudantes. Estão previstas a criação de 15 mil contas de e-mails para os professores e mais de 360 mil contas para os alunos. O esforço engloba também a criação de todas as equipes de professores e alunos conforme as turmas existentes nas escolas.

A conclusão da criação das contas e organização das turmas está prevista para a próxima semana.

As contas serão disponibilizadas por meio de uma página no portal Aprendizagem Conectada (www.aprendizagemconectada.mt.gov.br). Na página também estarão disponibilizadas as instruções de acesso.

Para o atendimento aos professores e estudantes, a Seduc conta com dois canais de suporte, pelo 0800 65 1717 e pelo e-mail helpdesk@educacao.mt.gov.br

Formação

A Seduc vai ofertar formação aos profissionais da educação (efetivos e contratados) para qualificação sobre o uso de tecnologias que serão usadas nas aulas não presenciais, como o uso de recursos tecnológicos da Microsoft Teams. O processo de formação já está ocorreu para 150 profissionais da rede estadual, sendo 130 professores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros) e 20 profissionais do órgão central da Seduc.

Esses 150 professores serão os multiplicadores para os demais profissionais da educação, que passarão pela formação entre os dias 15 e 30 de julho.

Retorno das aulas

As aulas não presenciais serão organizadas em cinco etapas: produção do material escolar, com a organização semanal de estudos e planejamento do professor; disponibilização do material escolar; atendimento ao estudante; intervenção pedagógica; e registro em tempo real no final do semestre.

Essas aulas serão disponibilizadas na plataforma digital Aprendizagem Conectada (online) e com materiais apostilados impressos (off-line). A Seduc também vai continuar ofertando as videoaulas pela TV Assembleia.

As aulas off-line preveem a entrega de apostilas para os alunos que não têm acesso à internet. Os professores também poderão trabalhar com os alunos via whatsapp, fazendo estudo dirigido.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…