Um estudo norte-americano feito pelo Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) fez uma projeção de que o mês de abril de 2021 será o pior do ano para Mato Grosso em número de mortes por Covid-19. Segundo o levantamento, nosso Estado atingirá 10 mil mortos pela doença neste mês e o pico de mortes diárias também será em abril.
De acordo com o estudo, no dia 30 de abril o Estado de Mato Grosso deve ultrapassar as 10 mil mortes totais por Covid-19. As projeções foram feitas para até o dia 1º de julho de 2021, quando Mato Grosso deve atingir mais de 11,2 mil mortes pela doença, no pior cenário.
Veja a tabela com o total de mortes
O estudo também traz projeções sobre as mortes diárias por coronavírus. De acordo com o gráfico, Mato Grosso deve atingir o pico de mortes diárias nas primeiras semanas de abril. No último dia 5, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso bateu o recorde de mortes em um dia, registrando 128 óbitos por Covid-19.
Veja a tabela de mortes diárias
As projeções também apontam que o número de infecções deve começar a cair neste mês de abril e a necessidade de recursos hospitalares também. A pesquisa também cita que, geralmente, o período entre infecção e morte é de 17 a 21 dias, ou seja, muitas mortes registradas em abril são de pessoas que se infectaram em março.
Veja a tabela sobre número de infecções
Veja a tabela com dados dos recursos hospitalares (roxo representa os leitos em geral; verde são leitos de UTI; e azul é uso de respirdores)
Fonte: Olhar Direto/ Vinicius Mendes