Home Mundo Etiópia foca em prevenção e controla Covid-19 mesmo com poucos respiradores

Etiópia foca em prevenção e controla Covid-19 mesmo com poucos respiradores

3 min ler
0
País não adotou lockdown e focou na prevenção

Segunda nação país mais populosa do continente, com 110 milhões de pessoas, a Etiópia registrou até agora apenas 1.257 casos de Covid-19 e 12 mortes, de acordo com dados da universidade norte-americana John Hopkin.

Chama atenção a forma como o país lida com a pandemia: com foco na prevenção. Arkebe Oqubay, ministro sênior e assessor especial do primeiro-ministro, disse que o governo concluiu desde o início que não poderia arcar com os custos de um “lockdown”.

Dessa forma, as autoridades prepararam locais para 50 mil pessoas fazerem quarentena e disponibilizaram 15 mil leitos em centros de isolamento. Ainda assim, a maioria dessas vagas nem sequer foi utilizada até agora.

As cerimônias religiosas no país estão acontecendo eletronicamente, uma vez que as igrejas e mesquitas estão fechadas. De acordo com as autoridades, agentes de saúde comunitários já examinaram mais de 40 milhões de pessoas em suas residências, verificando seu histórico de deslocamentos e fazendo medições de temperatura corporal.

O país também faz campanhas por telefone, com jingles explicando os benefícios de lavar as mãos, praticar distanciamento social e usar máscara.

Apesar de sua economia ter crescido rapidamente nas últimas décadas, a Etiópia ainda é um país pobre, com renda per capita de apenas US$ 2.500 (R$ 13,3 mil). Quando a pandemia começou, o país tinha 22 ventiladores para pacientes com o novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Ao invés de um “lockdown” rígido, a Etiópia optou por uma resposta baseada na divulgação de mensagens públicas. “Esta não é uma doença que se combate com ventiladores ou UTIs. Noventa por cento da solução está no distanciamento social e na lavagem de mãos. A única maneira que temos de jogar e ganhar é enfocando a prevenção”, disse Arkebe.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Mundo
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…