Home Juara Ex morador de Juara mantém paginas nas redes sociais com acervo histórico em fotos digitalizadas

Ex morador de Juara mantém paginas nas redes sociais com acervo histórico em fotos digitalizadas

6 min ler
0

Sidney Mantoan, que morou em Juara do final dos anos setenta a inicio dos anos oitenta, e atualmente reside na Bahia, mantém a sua conexão de amizade através da internet, com antigos amigos e ao mesmo tempo, vem realizando um resgate histórico de Juara através da coletânea de imagens antigas, que vem sendo digitalizadas.

Colaborador Kidney

Sidney, morou em Juara entre 1977 até 1983, quando mudou-se para Salvador na Bahia, mas deixou os laços de amizade que criou e assim teve a ideia de resgatar a história através de fotografias doadas pelos moradores. Esse trabalho vem ganhando repercussão, resgatando histórias de pioneiros que acabam ficando perdidas para as novas gerações.

Tudo iniciou no ano de 2009 quando o agente fiscal do INDEA/MT Kidney Franklin realizou o trabalho de coleta de imagens onde fazia visitas pessoalmente nas casas de pioneiros e escaneava as fotografias, bem como ouvia as histórias referentes a imagens digitalizadas.

No ano de 2017 Sidney percebeu que possuía cerca de 40 fotografias antigas de Juara arquivadas e então, decidiu fazer uma parceria com Kidney, criando uma página no Facebook iniciando com mais de 200 imagens com descrição do local e das pessoas nas fotos.

Fazendo dessa forma, conseguiram formar um grande catálogo de fotografias, pois os participantes moradores e ex-moradores começaram também a fornecer seus arquivos pessoais para publicação nessas redes sociais.

Em 2021 um grupo de WhatsApp foi criado com o nome “História de Juara” e vários membros mais atuantes são nomeados como administradores. Hoje o grupo conta com quase 250 membros, que compartilham informações históricas relevantes de Juara e da região do Vale do Arinos.

PÁGINA NO FACEBOOK possui um acervo de mais de 4.500 imagens e a PÁGINA NO INSTAGRAM já soma mais de 2.500 imagens.

Vereadora Sandy

Todo mês é realizado uma entrevista com algum pioneiro da cidade de Juara através de um sorteio, essas entrevistas sempre são realizadas pela Vereadora Sandy de Paula e os registros das filmagens pelo profissional Decarlos Cleiton da Ideia Mídia Juara.

CANAL NO YOUTUBE possui um acervo de mais de 30 vídeos antigos e atuais da cidade, informou Sidney

Colaborador Decarlos

Sidney atua no segmento publicitário e está desenvolvendo um site com a história de Juara e pretende disponibilizar guia da cidade, dicas e orientações para Alunos, endereços das Escolas da cidade, e outras informações…

Outra ação em andamento é a criação de uma Associação dos Pioneiros de Juara para homenagear aqueles que desbravaram o município. A vereadora Sandy de Paula foi convidada por Sidney para coordenar os serviços da criação da Associação, entre outras ações.

Todos os moradores ou ex-moradores, que quiserem contribuir com seu acervo pessoal, pode enviar suas fotografias digitalizadas através do e-mail: historiadejuara@gmail.com

Fonte: Redação do Porto Noticias

SIGA O PORTO NOTICIAS NO FACEBOOK

SIGA O PORTO NOTICIAS NO INSTAGRAM

PARTICIPE DO GRUPO DO PORTO NOTICIAS NO WHATSAPP

SIGA O PORTO NOTICIAS NO TWITTER

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Juara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

SEMATUR realiza 2° Café e Prosa, que destaca potencial turístico de Porto dos Gaúchos

No dia 27 de março, a Prefeitura Municipal por meio da  Secretaria Municipal de Meio Ambie…