Home Estaduais Governador confirma mais 94 UTIs para Covid; 19 no regional em Sinop e 20 em Nova Mutum

Governador confirma mais 94 UTIs para Covid; 19 no regional em Sinop e 20 em Nova Mutum

5 min ler
0

O governo do Estado confirmou, há pouco, que deve entregar mais 94 leitos de Unidades de Terapia Intensiva em todas as regiões de Mato Grosso, até o final do mês, além de custear outras 159 que os municípios se comprometeram a instalar na rede pública. O governador Mauro Mendes disse que tem trabalho em conjunto com os municípios e na capital previsão é de entregar mais 50 nas próximas semanas (20 na Santa Casa e mais 30 no Metropolitano). “O prefeito de Cuiabá assumiu o compromisso de abrir 30. Se ele abrir as 30 dele e nós abrirmos mais essas 50, resolve em parte o problema da Baixada Cuiabana”, afirmou.

“Temos 159 a serem abertas no interior, nessa parceria do governo do Estado com os municípios, que tomam as providências e o Estado paga a conta junto com o governo Federal. São R$ 2 mil por leito, por dia. Temos esse planejamento em várias cidades, Confresa, Nova Mutum, Sinop, Tangará, e muitas outras”, relatou.

Em Sinop, o Estado implantou 20 leitos de UTI, no hospital regional, que estão lotados há uma semana, devido ao grande crescimento de casos. 9 leitos (comprados pelas prefeituras que formam o consórcio Teles Pires) começaram a ser instalados e a previsão da secretaria estadual de Saúde é entrarem em funcionamento na próxima sexta-feira (10). O governo estadual prevê instalar outras 10 até o dia 20 deste mês. Com isso, a quantidade de leitos de UTI para Covid será 39.

Para Nova Mutum, a previsão é que os 20 leitos de UTI comecem a funcionar a partir do próximo dia 20 no hospital regional Hilda Ribeiro. Com isso, a tendência é ‘desafogar’ o regional de Sinop, que tem recebido pacientes de mais de 20 cidades.

O governador expôs que há dificuldade para a contratar equipes de saúde para as UTIs funcionarem. “Colocamos um edital público para chamar 50 médicos, 300 enfermeiros, maqueiros, assistentes sociais e estamos tendo dificuldade para encontrar. Subimos o preço, elevamos o patamar salarial e demos ampla publicidade a isso. Estamos fazendo todo o esforço possível”, reforçou.

O governador reforçou o pedido para a população procurar ajuda médica já nos primeiros sintomas de Covid-19, atitude que tem salvado muitas vidas. Mauro, que se curou da doença, recentemente, registrou que o Governo do Estado está comprando medicamentos para distribuir aos municípios, de forma a possibilitar que os pacientes, assim que diagnosticados, possam receber a medicação adequada e tratar a doença já no início, aumentando as chances de cura. “Hoje muitas pessoas ficam em casa, ignoram os sintomas e aí só quando está grave é que procuram o hospital. Quando chega, já está com o pulmão comprometido e aí é muito tarde, e lamentamos muito.  Por isso a importância do tratamento precoce”, concluiu.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…