Home Agronegócio Governo Bolsonaro foi ingênuo na relação com EUA, diz presidente da FPA

Governo Bolsonaro foi ingênuo na relação com EUA, diz presidente da FPA

6 min ler
0

O governo de Jair Bolsonaro foi “voluntarista e ingênuo“ ao se alinhar totalmente aos Estados Unidos e busca mudar de rumo sendo mais pragmático, disse o deputado Alceu Moreira (MDB-RS) que comanda a Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), com mais de 280 integrantes e aliada de Bolsonaro.

Segundo Moreira, dois fatos desencadearam uma revisão de políticas: a manutenção da proibição da carne in natura brasileira entrar nos EUA e a decisão de Donald Trump de priorizar a Argentina no processo de acessão à OCDE, após endossar publicamente a candidatura do Brasil.

“Ali terminou o limite da nossa ingenuidade”, disse em entrevista no escritório da Bloomberg em Brasília. “A ingenuidade é que o fato de eu dizer que eu gosto de ti significa que tu tem que gostar de mim na mesma intensidade. Eu gosto, mas [tu] não gosta tanto assim.”

Como um dos principais líderes do próspero setor de agronegócios do Brasil, Moreira disse que está ajudando o governo a definir uma nova abordagem, sem fornecer detalhes.

Em outubro, os EUA informaram o Brasil que manteriam a proibição de importações de carne bovina in natura. O país suspendeu as importações em 2017, alegando questões sanitárias. No mês passado, o Ministério da Agricultura manifestou confiança de que os EUA removeriam a proibição.

A decisão de Trump, no mês passado, de restabelecer tarifas de aço e alumínio brasileiros, que pegou o governo Bolsonaro de surpresa, foi um balde de água fria nas expectativas de que seriam retomadas em breve as importações de carne.

Segundo Moreira, o jogo duro de Trump reflete a pressão dos agricultores americanos, que competem com os exportadores brasileiros nos mercados globais.

“Os americanos estão perdendo mercado todo dia e não têm mais como aumentar muito a produção deles”, afirmou.

Enquanto isso, disse, o Brasil possui tecnologia e terras não exploradas, o que permite aumentar drasticamente a produtividade e atender à crescente demanda mundial por alimentos, especialmente da China. “Levava três anos e dois meses para produzir 240 quilos de carne bovina. Agora, leva apenas um ano e oito meses.”

Europa

O potencial agrícola do Brasil também afeta sua relação com a Europa, afirmou Moreira. Por um lado, países como França e Irlanda estão colocando obstáculos ao processo de implementação do acordo assinado em junho passado entre União Europeia e Mercosul.

Ele argumentou que culpam o presidente Jair Bolsonaro pelos recentes incêndios na Amazônia, por medo da alta competitividade dos agricultores brasileiros. Por outro lado, os países europeus não têm escolha a não ser colocar em prática o acordo para garantir o acesso a produtos agrícolas abundantes e acessíveis. “É uma questão de segurança alimentar”, disse Moreira.

O deputado gaúcho diz que os agricultores brasileiros se beneficiarão de um projeto de lei recente apoiado pelo governo que busca derrubar restrições à propriedade de terras por estrangeiros para estimular a agricultura.

O projeto, atualmente no Senado, busca facilitar a compra de terras por empresas e cidadãos de outros países. Moreira avalia que os limites que ainda constam no projeto de lei em nome da soberania nacional serão afrouxados à medida em que os estrangeiros criem investimentos e emprego. “Vai ser aprovado, ainda com muitas restrições, mas na medida em que as cidades forem se beneficiando, vai sendo distensionado.”

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…