Home Agronegócio Guerra na Ucrânia aumenta exportação de soja em MT

Guerra na Ucrânia aumenta exportação de soja em MT

2 min ler
0

A guerra entre Rússia e Ucrânia trouxe como consequência o aumento da venda do óleo de soja de Mato Grosso para outros países. Isso porque os dois países são os principais exportadores mundiais de óleo de girassol.

O dado consta no boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) desta semana e mostra o cenário econômico para os produtores de soja do estado.

O aumento na exportação ocorre porque sem óleo de girassol no mercado, países como a Índia estão em busca de óleos substitutos, entre eles o óleo de soja brasileiro.

Para se ter uma noção, a exportação de soja de Mato Grosso para a Índia, apenas em janeiro e fevereiro deste ano já corresponde a 28,38% de todo o produto que foi exportado para o país asiático em todo o ano de 2021.

Por causa dessa alta procura, o preço da tonelada de óleo de soja exportado apresentou um aumento de 14,96% na comparação com fevereiro e o começo de março.

“(…) caso a guerra se estenda, a Índia deve continuar recorrendo ao óleo de soja brasileiro fator que pode sustentar as cotações nos próximos meses de 2022”, diz trecho do boletim do Imea.

Gazeta Digital

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Polícia faz buscas e prende fazendeiro por morte de funcionário no Nortão; IML descarta ataque de onça

O delegado de Polícia Civil de Tapurah (204 quilômetros de Sinop), Arthur Almeida (foto), …