O sistema do Grupo Energisa está fora do ar, devido há alguns problemas técnicos, desde a última quarta-feira (29), e o problema afeta todos os Estados, inclusive Mato Grosso, que possuem distribuição elétrica pela Energisa.
A empresa confirmou que um hacker americano (ladrão de dados) tirou o sistema do ar. Informaçãoes extraoficiais são de que ele cobra milhões para devolver o banco de dados da empresa.
Os funcionários estariam sem acesso a informações básicas dos clientes, como histórico, pagamentos realizados, entre outros.
A Energisa comunicou as autoridades e trabalha com especialistas de segurança em informação para resolver o problema. O fornecimento de energia não foi afetado e segue preservado.
Veja na íntegra:
O Grupo Energisa confirma que sofreu um ataque cibernético na madrugada do dia 29 de abril. A empresa comunicou as autoridades e está trabalhando com especialistas em segurança da informação na resolução do caso. Os sistemas de operações não foram atingidos, o fornecimento de energia está preservado. Por medida de segurança, alguns sistemas foram desligados, o app Energisa on e o site seguem indisponíveis. A empresa está trabalhando ininterruptamente e espera voltar a normalidade o mais rápido possível. A empresa acionou um plano de contingência para preservar o atendimento de solicitações emergenciais através do call center (0800) e da Gisa, nossa atendente virtual no WhatsApp.